“Porcos & Selvagens/Wild Hogs” de Walt Becker
Primeiro que tudo esqueçam o título em português. Se ainda houvesse censura devia ser para proibir estes atentados contra o cinema! Era assim tão difícil deixar Wild Hogs?
Quanto ao filme, é aquilo que se pode chamar um bom divertimento!
Sem grandes pretensões artísticas, o filme acaba por resultar muito bem, podendo vir a tornar-se num daqueles clássicos das mátines de domingo.
O grupo de actores (Travolta, Allen Lawrence, Macy) parecem interligar-se sem grande esforço, representando um grupo de “velhos” amigos na perfeição. A história, ainda que um pouco rocambolesca, não fere ninguém e tem algumas cenas fantásticas do início até mesmo ao finalzinho! A presença de Ray Liotta e de Marisa Tomei, em papéis secundários, ajuda a dar maior credibilidade ao enredo, complementando, de forma segura, o grupo de protagonistas.
O argumento, tal como já tinhamos avançado na Antevisão, centra-se num grupo de amigos de longa data, denominados de Wild Hogs, que em plena crise de meia-idade decidem partir numa roadtrip até ao Pacífico, a bordo das suas Harley-Davidson. Sem trajecto definido nem horários para cumprir, a sua única preocupação é divertirem-se e apreciarem a liberdade. Ao longo do seu percurso vão encontrando pessoas que, cada um há sua maneira, os vão marcando.
Uma última palavra para o desempenho de William H. Macy que, apesar de ser dos 4 aquele com menos experiência em comédia, acaba por protagonizar os melhores momentos do filme!