“Íntimo e Pessoal/Up Close & Personal” de Jon Avnet
Para aqueles que não reconheceram a música em destaque na rubrica “Queres Ouvir?” aqui fica a explicação. Nomeada para um Oscar de Melhor Canção, a música, Because We Loved, tem o dom de resumir de forma sublime a história deste filme magnífico! É um daqueles casos em que ouvir a música chega para me recordar de todo o filme.
Bem comecemos então por apresentar os actores principais, Robert Redford e Michelle Pfeiffer. É sobre estes dois monstros da representação que gira todo o filme e é sobretudo devido ao seu talento que a história ganha contornos de Clássico.
Não posso esconder a minha admiração por ambos: Pfeiffer desde que a vi em Os Fabulosos Irmãos Baker/The Fabulous Baker Boys (era muito novo para ver Ligações Perigosas/Dangerous Liasions!) e Redford desde sempre! Filmes como The Way We Were e All the President’s Men fazem parte da videoteca pessoal desde tenra idade.
Mas regressemos a Up Close & Personal. Sally Atwater (Pfeiffer) é uma jovem e ambiciosa repórter que apesar de inexperiente não deixa de lutar pelo seu sonho de se tornar numa jornalista famosa. No seu percurso sinuoso irá deparar-se com Warren Justice (Redford), um conceituado jornalista que a irá aconselhar na sua carreira. Duma partilha de experiências profissionais, nasce uma imensurável relação amorosa em que certos sacrifícios terão de ser assumidos em prol da felicidade do outro.
Já na altura que o vi pela primeira vez fiquei fascinado com o filme. Com o passar dos anos cada vez mais compreendo o seu alcance e isso torna-o um filme ainda mais grandioso!