“Harry Potter and the Order of the Phoenix” de David Yates
A meu ver existem dois aspectos fundamentais que ajudam a apresentar este 5º capítulo de Harry Potter.
Em primeiro lugar, estamos perante um filme que deixou definitivamente de ser destinado a crianças/adolescentes. Ao 5º filme (acredito que o mesmo se tenha passado ao 5º livro) o enredo, a “violência”, o perfil das personagens e os seus conflitos internos são já de tal forma complexos que começa a ser necessário um pouco mais de maturidade e de atenção para acompanhar a evolução da história.
Por outro lado, enquanto que os anteriores capítulos eram praticamente obras estanques em que cada filme tinha um início e um fim convencional, neste Harry Potter and the Order of the Phoenix, assume-se linearmente que estamos perante uma Epopeia que teve início há algum tempo atrás e cujo fim, ainda que para breve, não será imediato.
Apesar da evolução na qualidade e quantidade dos efeitos especiais, os verdadeiros protagonistas do filme continuam a ser os actores. A longa lista de celebridades (apresentada na última antevisão, juntamente com o enredo do filme) torna-se cada vez mais impressionante. Para mais, os jovens actores começam a demonstrar uma qualidade acima da média, com inequívocos benefícios na qualidade dos filmes.
Falando um pouco do realizador, David Yates, parece ter tido alguns problemas em condensar o livro de J.K. Rowling em apenas 2h15, havendo muitas histórias que surgem quase do nada e outras cujo final parece esquecido. Ainda assim, o filme tem um ritmo bastante interessante, no entanto, em minha opinião, a série já teve melhores momentos, nomeadamente com Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.
Contas feitas estamos perante mais um sucesso de bilheteiras. A legião de fãs de Harry Potter com certeza não vai deixar de acompanhar as aventuras do seu herói no grande ecrã, deixando-se levar pelo magnífico trabalho de adaptação da obra de J.K. Rowling.
Site Oficial
Site Pt
Trailer 1
Trailer Final Pt
Bruxas e Feiticeiros
Fui ver hoje o Harry Potter. Sou grande fã dos livros, o mesmo não posso dizer dos filmes. Os últimos não têm sido maus e este também não me pareceu mau. O ritmo estava bom, é um tempo bem passado, mas que perde pelas histórias mal contadas, pelo enredo que acaba sendo pouco explorado. Mas condensar aqueles livros em filmes não é tarefa fácil. Vamos lá ver, daqui a 7 dias, como termina esta grande história…