“O Maravilhoso Mundo dos Brinquedos/Mr. Magorium’s Wonder Emporium” de Zach Helm
Se o slogan do filme é You have to believe it to see it, eu acrescento que será necessário ver o filme para acreditar. Acreditar no seu mundo de ilusão, acreditar na sua doçura, acreditar que a felicidade está ao nosso alcance, acreditar que a magia depende apenas de nós!
Ainda que no filme aparecem caras conhecidas como Dustin Hoffman e Natalie Portman e até outras não tão famosas como Jason Bateman (The Kingdom), o verdadeiro protagonista do filme são os brinquedos. É fantástica a forma como o mundo dos brinquedos é recriado. Desde a imaginação por detrás de cada brinquedo até à forma de apresentá-los no grande ecrã, tudo parece (e é de facto) maravilhoso! Acho que nunca um filme me tinha dado tanta vontade de voltar a ser criança, de poder entrar naquele “mundo” e deixar levar-me por aquele encanto.
No meio de toda esta fantasia, temos a história de Mr. Magorium (Hoffman) o excêntrico e já idoso dono da mais maravilhosa loja de brinquedos, que começa a preparar a sua viagem final. Para o substituir ele conta com a doce Molly (Portman), uma talentosa compositora a quem falta apenas um pouco de coragem para ser feliz e se sentir realizada.
Zach Helm, responsável o ano passado pelo argumento de Stranger Than Fiction (uma das mais inovadoras histórias de 2006) estreia-se aqui na realização, ainda que mantendo as suas funções como argumentista. O resultado é mais uma história bem conseguida e bem delineada, notando-se o precioso esforço do realizador em dar liberdade aos actores (especialmente a Dustin Hoffman) para o ajudarem a criar este mundo de fantasia.
Fico apenas com alguma pena ao constatar que a ausência de um grande estúdio e de uma adequada campanha de marketing por detrás desta obra, a irá condicionar um pouco, não lhe permitindo alcançar um público tão vasto quanto o que merece.
Aqui fica o meu singelo contributo para um futuro mais risonho para este filme.
Bem o merece!