Passatempos

Home » Os Clássicos » “Clube de Combate (Fight Club)” de David Fincher

“Clube de Combate (Fight Club)” de David Fincher


Perante a iminente estreia da mais recente colaboração entre o realizador David Fincher e o actor Brad Pitt (e tendo já efectuado o comentário a Se7en) parece-me conveniente falar-vos do explosivo e memorável Fight Club.

1999, 4 anos depois do surpreendente Se7en. Fincher (The Game) e Pitt (Meet Joe Black, Seven Years in Tibete) “cansados” de filmes sem grande interesse/impacto voltam a juntar esforços num filme rapidamente elevado à categoria “de culto”, demonstrando que não há 1 sem 2!

A bordo, deste marco do cinema norte-americano dos finais do século XX, entra o (à altura) promissor Edward Norton. Os 3 irão elaborar um dos mais controversos e apreciados thrillers dramáticos que me recordo! Repleto de inovação, coragem e loucura, o filme não deixou ninguém indiferente, guardando, mesmo até ao fim, um dos mais inteligentes e bem conseguidos twist do cinema recente.

Pitt e Norton interpretam 2 perfeitos desconhecidos que após uma primeira intercalação menos amigável criam o Clube de Combate que dá nome ao filme. Os membros deste bizarro grupo organizam, de forma totalmente clandestina, encontros de combate onde homens comuns (com empregos e famílias perfeitamente estáveis) descarregam a sua ira e os seus problemas … precisamente na cara dos seus adversários!
No entanto, à medida que o Clube ganha uma dimensão impensável, outras actividades começam a ser desenvolvidas ou não fosse Tyler Durden (Pitt) um profícuo vendedor de sabonetes!

Pois é! O resumo não poderia ser mais confuso mas é a única forma de não estragar o prazer àqueles que ainda não tiveram oportunidade de ver o filme!

Referência ainda à presença da inglesa Helena Bonham Carter num papel menor mas de extrema importância para o desenlace que a ajudou a “entrar” no mercado norte-americano depois do sucesso alcançado no Reino Unido.

A partir deste filme Fincher passou a ter a sua própria legião de fãs que aguardam a todo o momento por notícias sobre a sua carreira e os seus projectos em curso.
Quanto a Pitt e Norton prosseguiram as suas proliferas carreiras em Hollywood sem, contudo, se terem voltado a encontrar na grande tela… pelo menos, por enquanto!

Dá vontade de dizer que … “já não se faz cinema assim!

Site Oficial
Trailer

Nota: Após rápida pesquisa dos meus arquivos pude constatar que, efectivamente, não assisti ao filme no cinema!
A adolescência é um período muito difícil!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply