“Up” de Pete Docter e Bob Peterson
Promessa feita, promessa cumprida!
Last but not least, deixo-vos a antevisão da mais recente animação saída dos extragalácticos estúdios Pixar!
Up acompanha a extraordinária história de Carl Fredricksen, um rabugento idoso de 78 anos, que embarca na mais audaciosa e fantástica viagem da sua vida a bordo …… da sua casa!
Carl, vendedor de balões durante toda a vida, prende a sua casa a milhares destes coloridos objectos/brinquedos, levando-a pelos ares para bem longe de tudo e todos.
Porém, para seu enorme desespero, a pior ameaça ao seu sossego, o hiper-activo e super optimista Russell (um escuteiro de apenas 7 anos), estará igualmente a bordo desta fantástica aventura.
Enquanto tentam resolver as suas diferenças, os 2 “amigos” irão embarcar na mais reveladora e inspiradora expedição das suas vidas, pontuada por momentos de diversão, humor e alguma tremedeira.
Por convicção a Pixar não adere à moda de recrutar (obsessivamente) grandes nomes de Hollywood para dar voz às suas fantásticas personagens, optando por encontrar o som que melhor se adeqúe. Mas se em termos de elenco ela continua a ser a excepção, o mesmo não se pode dizer relativamente à animação em 3-D.
A tridimensionalidade é, actualmente, uma constante (quase uma obrigação) de todo o cinema de animação, proporcionando um espectáculo inolvidável para a pequenada … e não só!
Fora o acréscimo de preço não vejo outra razão para não optar pela exibição em 3-D.
No entanto, tenho cá a minha desconfiança que nem tudo são rosas! Pelo que se pode entender (e confirmando uma tendência recente) os iluminados distribuidores de cinema no nosso país, estão apenas dispostos a lançar a versão 3-D com dobragens, remetendo os apreciadores do cinema falado na sua língua de origem, para as sessões mais baratas…
Será que os adultos (e apreciadores de cinema na sua forma mais original) são demasiado quadrados para apreciar o cinema a 3-D??? Custa assim tanto dinheiro incluir as legendas ao 3-D??? Ou ainda não perceberam que o cinema de animação, e em especial o 3-D, há muito deixou de ser exclusivo das crianças???
Talvez a solução passe por irmos ao estrangeiro para podermos ver e OUVIR o filme tal como ele foi feito! Ao fim de tantos anos a lutar para que as dobragens no cinema fossem um exclusivo das matinés infantis, parece que uma nova censura está a surgir, escolhendo a forma mais adequada como deveremos ver e OUVIR o cinema de animação!!
Estou fulo…
Pelo andar da carruagem ainda corremos o risco do tão aguardado Avatar de James Cameron (apresentado como o 1º filme de imagem real totalmente filmado em 3-D) ser, também ele, dobrado em português para podermos “apreciar melhor” a sua riqueza!
Mas Up não tem culpa nenhuma disto tudo. O sucessor do galardoado Wall-E não parte propriamente da pole-position (um velho e um rapaz não serão certamente tão atraentes quanto carros, super-heróis, ou robots) mas se há algo que a Pixar nos ensinou, é que a magia pode estar em qualquer lado!
Apesar da sua estreia nos EUA em finais de Maio, o filme irá aguardar pelos tórridos dias de Agosto para estrear (e arrasar as bilheteiras) no nosso país!
Já faltou mais…