Passatempos

Home » Estreias » “Assalto ao Metro 123 (The Taking of Pelham 123)” de Tony Scott

“Assalto ao Metro 123 (The Taking of Pelham 123)” de Tony Scott


No espaço de 5 anos este filme marca a 3ª colaboração entre o realizador Tony Scott e a maior estrela afro-americana de Hollywood, Denzel Washington (estando a próxima prevista já para o próximo ano, tendo por título o sugestivo nome de Unstoppable).

E se há elemento comum aos 3 filmes (os outros são Man on Fire e Déjà Vu), é a intensidade que extravasa a cada cena, a cada segundo. E se o 1º apelava um pouco mais à emoção e o 2º à imaginação, este 3º assenta todos os seus trunfos num ritmo e vigor alucinantes.
Denzel Washington e John Travolta criam uma verdadeira relação à distância, respondendo “à letra” às provocações e intimidações um do outro. E quando nem um nem outro dominam a tela, esta pertence, por inteiro, à câmara e mestria de um realizador acima da média que, apesar dos seus 65 anos, não demonstra qualquer sinal de abrandamento ou cansaço.

O único senão (e para mim é uma daquelas coisas imperdoáveis) é mesmo o argumento. Baseado num policial que já fez furor no cinema (à uns bons 30 anos), esta actualização da história peca (a meu ver) por desembocar numa enorme… parede.
Não querendo entrar em demasiados detalhes (sob pena de prejudicar o próximo espectador) fica a sensação que, após uma correia do caraças, – protagonizada por 2 actores de craveira e dirigida por um realizador competentíssimo – as ideias acabam e o filme opta pelo caminho mais… seguro!
Incongruentemente falta ao argumento, o arrojo e a espontaneidade que tanto ajudam a definir os seus 3 principais intervenientes.

Ao acordar Walter Garber (Washington), estava longe de imaginar como seria o seu dia. Após estranhar uma súbdita paragem numa das composições, o controlador de tráfico do metro de New York recebe uma ameaça e um pedido de resgate de um dos “seus comboios”.
Do outro lado do microfone está Bernard Ryder (Travolta) um calculista mas ameaçador “terrorista” que ameaça executar os seus reféns se as suas exigências não forem cumpridas no espaço de 1h.
Entre os dois ira-se criar uma improvável empatia que irá culminar apenas com …

O crítico de cinema do Chicago Sun, Robert Ebert, escreveu a propósito do filme que “There’s not much wrong with Tony Scott’s “The Taking of Pelham 123,” except that there’s not much really right about it.”.
Por norma não gosto de reproduzir neste espaço comentários de outros (por mais ou menos consagrados que sejam), no entanto, não consegui abandonar esta frase. Ela resume fielmente aquilo que penso acerca do filme. Não há muito a apontar ao filme e aos seus intervenientes… nem para o mal … nem para o bem!

Num dia normal diria que o filme cumpre com segurança os seus propósitos!
Todavia quando se juntam nomes como Tony, Denzel e Travolta, somos “obrigados” a exigir um pouco mais!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply