Passatempos

Home » Estreias » “Sherlock Holmes” de Guy Ritchie

“Sherlock Holmes” de Guy Ritchie


Fugindo um pouco à ordem cronológica que impera neste blog, avançamos com o comentário a um dos filmes mais aguardados do último final de ano (inclusive Destaque da Semana no términos do ano!).

Robert Downey Jr. dá corpo (e alma) a esta visão mais musculada do eterno detective britânico Sherlock Holmes. Durante várias décadas imortalizado pela sua capa verde, o cachimbo no canto da boca e os seus raciocínios perspicazes, agora Guy Ritchie arrisca tudo num verdadeiro atentando à cultura de Sua Majestade. E a questão será: Estaremos perante o próximo franchise de sucesso do Homem-de-Ferro?

Holmes parece servir que nem uma luva em Downey, Jr.! O ar despreocupado, por vezes até esgazeado, mas igualmente astuto e bem-humorado do revigorado investigador britânico confunde-se na perfeição com a imagem do “recuperado” actor norte-americano.
Para já inteiramente justificada a nomeação para o Golden Globe de Melhor Actor de Comédia/Musical. O Oscar será uma miragem mas ou muito me engano ou em breve alcançará o tal almejado reconhecimento!

Para além do seu protagonista o filme vive da coragem e do engenho do realizador britânico que após um interregno artístico (em termos de qualidade) regressa aos seus melhores momentos com um filme bem acima da média onde uma conjugação competente de entretenimento e sagacidade artística preenche por completo as expectativas dos espectadores.
Para completar o ramalhete temos ainda Jude Law e a jovem Rachel McAdams. Já Mark Strong é mesmo um caso à parte. O actor londrino é actualmente um dos melhores a “fazer de mau”, transmitindo a qualquer filme (mais ou menos sério) um realismo e uma autenticidade merecedora de total relevo.

Ora vejamos.
Estamos em Londres, algures no séc. XIX. Sherlock Holmes e o seu inseparável parceiro, Dr. Watson (Law), acabaram de desvendar mais um invulgar crime perpetuado pelo assustador Lord Blackwood (Strong). Porém, aquilo que parecia um caso encerrado rapidamente se torna num imenso novelo de intrigas e suspeições, acentuado pelo retorno da bela e perigosa Irene Adler (McAdams), a qual, para além do seu passado periclitante, transporta consigo uma imensa nuvem de dúvida e desconfiança.

O mundo cinematográfico conhece assim mais um dos seus super-heróis! Claro está que (seguindo a tendência dos últimos tempos) essa história de super-poderes é coisa do passado. É fundamental arregaçar as mangas, “puxar” pelos neurónios e ir à luta, porque, nos nossos dias, nada se consegue por magia ou mera sorte. A realidade crua e dura está diante de todos… mesmo daqueles que durante anos preencheram o nosso imaginário mais idílico e fantasioso!

Bem, o franchise está lançado! Resta esperar pelos próximos capítulos…
…e preparar as máquinas registadoras!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2
Trailer 3

A imortal (e antiquada) silhueta!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply