Passatempos

Home » Estreias » “Precious: Based on the Novel “Push” by Sapphire” de Lee Daniels

“Precious: Based on the Novel “Push” by Sapphire” de Lee Daniels


Filme sensação do Sundance Festival de 2009, chega finalmente ao nosso país um dos mais consagrados filmes independentes do ano e um dos 10 candidatos ao Oscar de Melhor Filme!

Preconceitos à parte, é com prazer que o apresento como o filme da nova América liderada por um Presidente de raça negra. Protagonizado em exclusivo por actores (mais ou menos conhecidos) negros, produzido (entre outros) pela inestimável Oprah Winfrey e realizado por Lee Daniels (o 2º realizador de raça negra a ser nomeado para o respectivo Oscar e o 1º que vê o seu filme ser nomeado ao Oscar principal!), Precious é antes de tudo a afirmação de uma parte da América, até há bem pouco tempo segregada e condicionada na sua ascensão social!

Curiosamente o filme é precisamente sobre aquela franja da sociedade afro-americana que vive num mundo à parte daquilo que é do conhecimento geral.

Ainda que situado em plena década de 80, o filme retrata a (ainda curta) existência de uma jovem afro-americana, Precious (Gabourey Sidibe), abatida por uma vida de infortúnios e injustiças mas que permanece com uma vontade incrível de superar todos os contratempos e, em especial, a sua problemática (e sádica) mãe (Mo’Nique).
De origens bem humildes e sem qualquer apoio ou acesso a informação que a ajude a perceber que a vida tem também o seu lado bom, Precious vive o estereótipo de uma qualquer família do Harlem, alheada da realidade que a rodeia e refém dos preconceitos que a moldam.

Para além das duas protagonistas (ambas com total justeza nomeadas para os Oscars), o filme conta ainda com Paula Patton e os famosos Mariah Carey e Lenny Kravitz, no papel de autênticos anjos na terra, dedicados a mostrar à jovem menina que o Amor não precisa de ser egoísta, doentio, opressivo… violento!

E falando em desempenhos que dizer do trabalho de Mo’Nique (o Oscar será mais que merecido!)? Um verdadeiro furacão que, sem complexos nem rodeios, encarna em pleno o lado mais agressivo e inconsequente da ignorância! Sem formação ou qualquer espécie de educação, Mary vive da emoção, da reacção, do instinto, não olhando a meios (nem tão pouco aos que a rodeiam) para viver a sua vida.

Intenso, tocante, e, por vezes, até mesmo cruel, Precious apresenta-nos um retrato honesto e deveras corajoso de uma realidade abafada durante demasiado tempo e que, 20 anos depois, parece ainda aqui tão presente.

Mas a verdade é que vivemos tempos de esperança e de redenção e Clareece ‘Precious’ Jones é mais um símbolo desse optimismo, dessa preseverança que nos faz avançar mesmo perante os mais adversos obstáculos.

Uma lição de vida!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

  1. Não me convenceu assim tanto 2*

Leave a Reply