“O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de Sus Ojos)” de Juan José Campanella
O Oscar de Melhor Filme Estrangeiro deveria ser suficiente para chamar o público e encher as salas de cinema.
Porém, no nosso país, a preferência ainda vai, em exclusivo, para as grandes produções norte-americanas preferencialmente destinadas aos mais pequenos!
É uma pena! Este projecto do, à muito radicado nos EUA, realizador argentino Juan José Campanella é um regalo para os olhos (e cérebro) dos espectadores!
Recheado de mistério, intriga, romance, humor e nostalgia, a obra de Campanella resulta num belo ensaio sobre a vida (a que foi e a que poderia ter sido), o amor e a perda.
Acompanhamos Benjamín Esposito (Ricardo Darín), no início da sua reforma depois de longos anos como funcionário do Ministério Público Argentino. Agora com mais tempo para reflectir e questionar, Benjamin anseia escrever um livro de memórias.
Esta sua paixão irá fazê-lo recuar cerca de 25 anos, até aos tempos da ditadura militar em plena década de 70 quando um misterioso caso de violação e assassinato condicionou para sempre a sua vida… e atormentou-o irremediavelmente!
Do seu passado ficamos a conhecer Irene (Soledad Villamil), a jovem advogada que dirigia o gabinete onde trabalhava e Sandoval (Guillermo Francella), o seu eterno camarada e um bebedolas de primeira!
É este o ponto de partida para uma história que vasculha bem dentro do passado e do presente de um Homem que é um pouco o reflexo de um país! Um sujeito oprimido. ameaçado e cobarde que não teve a coragem ou a ousadia de viver a vida que merecia nem, tão pouco, de compreender em pleno aquilo que o rodeava!
Campanella tem a coragem e a mestria de nos manter a leste dos acontecimentos, revelando-nos somente a informação que necessitamos para acompanhar a reflexão e as descobertas do protagonista. Sabemos o que ele sabe, vemos o que ele vê, sentimos o que ele sente!
Uma daquelas obras que certamente passará despercebida pelos cinemas nacionais mas que irá, sem dúvida alguma, deixar uma marca profunda naqueles felizardos que ousarão visioná-la!
Recomendado!