“Gru – O Maldisposto (Despicable Me)” de Pierre Coffin e Chris Renaud
Steve Carell, Jason Segel, Russell Brand… porém, desconheço o seu contributo para o filme!
Pois é, no nosso país, o cinema de animação continua a ser destinado à criançada e, desta vez, para ver a versão original (por sinal em 3-D), só mesmo na sessão da meia-noite… e numa sala apenas!
Num país em que as crianças têm aulas de inglês desde os 6 anos, em que se incentiva ferozmente a leitura e o contacto com outras culturas… o cinema passou a ser (integralmente) dobrado.
Elogia-se as qualidades das vozes nacionais, dá-se trabalho a mais uns quantos “artistas” portugueses (desta vez a honra coube a Nicolau Breyner e a David Fonseca??) e danem-se aqueles atrasados que ainda querem ver os filmes (de animação) tal como foram feitos e idealizados!
O que salva tudo isto é que o melhor do filme são mesmo aqueles “seres amarelos” (aka minions)… que falam uma linguagem imperceptível (imagino que seja a mesma da versão original!).
Apesar da sua influência no decorrer da história, aqueles castiços vivem num mundo à parte, recheado de boa-disposição, travessuras, tontices e meiguices!
A cada momento. de forma mais previsível ou inesperada, lá estão eles a dar uma cor diferente a um filme imaginativo e ternurento.
Temos Gru, um dos mais destemidos vilões do Mundo! Temos Vector, o seu mais recente concorrente ao título de Maior Vilão do Mundo. Temos Agnes, Margo e Edith, 3 jovens órfãs que pretendem apenas um lar e um pouco de afecto.
Gru quer apenas roubar a lua… mas algo inesperado fará com que o seu projecto não seja tão fácil como parece!
Despiclabe Me (ao que parece era complicado demais traduzir a expressão para português!) é um daqueles filmes que irá agradar a todos pela sua simplicidade, pela sua inocência, pela sua imaginação.
Não terá a qualidade visual de alguns filmes do género, nem a irreverência de outros mas sabe criar uma forte relação entre personagens e espectadores, deixando-nos (aos mais crescidos) totalmente derretidos perante uma bela história de malvadez, astúcia e afecto.
Quanto à pequenada, eles, mais que ninguém, ficaram entusiasmadíssimos com uma história engraçada, personagens diferentes e uma mensagem precisa. Aliás a única reclamação foi mesmo o facto de não termos ido ver a versão… original!!
Acho que os maus nunca foram tão… bons!
É lindo!
Site Oficial
Trailer
Trailer 2
Trailer 3
Cá estão eles, só para abrir o apetite!