Passatempos

Home » Estreias » “Cela 211 (Celda 211)” de Daniel Monzón

“Cela 211 (Celda 211)” de Daniel Monzón


Filme do ano, em 2009, em Espanha, Celda 211 demorou um pouco mais do que o desejável a chegar ao nosso país!

Bem, mas se o filme demorou mais de 1 ano a atravessar a fronteira, a acção do mesmo desenrola-se num ápice!

Encontramos, desde logo, Juan Oliver (Alberto Ammann) no seu primeiro dia de trabalho como guarda prisional. Prestes a concluir a ronda de apresentações, o jovem guarda vê-se envolvido por um motim liderado pelo implacável e poderoso Malamadre (Luis Tomar), um presidiário “da pesada” com um longo cadastro.

Deixado para trás pelos seus colegas Juan terá que improvisar para sobreviver num meio que não é o seu, até que algo de surpreendente acontece…

São 24h horas que vão mudar a vida de muitas pessoas. Num ambiente sujo e confuso (ainda que coerente), o realizador Daniel Monzón tem a arte e a coragem de nos manter permanentemente em alerta, como que nos desafiando a entrar pela acção a dentro!

Somos rapidamente inibidos de tomar partidos nem de criticar as acções dos envolvidos – “quem nunca pecou que atire a 1º pedra”, será o mote – no entanto, é como se estivesse-mos lá, rodeados dessa imensa desordem e desse complexo malabarismo de intenções e convicções.

Alberto Ammann merece todos os elogios ao personificar (de corpo e alma) o protagonista do filme, porém o retrato mais marcante é mesmo o de Luís Tosar (mais que justo o Goya de Melhor Actor), como líder carismático dessa revolta.
Confinados a um espaço pequeno e a um horizonte temporal ainda mais estreito é, de facto, brilhante a forma como rapidamente nos identificamos (ainda que com o devido distanciamento) com duas personagens tão poderosas e acutilantes.

O resto de elenco resume-se (quase na totalidade) a meros figurantes que servem apenas de enquadramento a uma trama que, num crescendo de tenção e emoção, nos deixa totalmente indefesos perante o seu desenlace.

Esperar o inesperado nunca deu bom resultado mas não tenho pudor em afirmar que, independentemente da predisposição, sairão da sala totalmente rendidos a um dos melhores filmes do ano.

Quem nos dera que em Portugal se fizesse cinema assim…

Site Oficial
Trailer Sp
Trailer En

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply