“The Mechanic – O Profissional” de Simon West
Jason Statham será, por ventura, o único legítimo herdeiro de uma geração de heróis de acção encabeçada por Stallone, Arnold e Bruce Willis!
Os franchises Transporter e Crank garantiram-lhe a imagem de durão enquanto filmes mais compostos como The Bank Job chamaram a atenção para o seu talento como figura de cartaz!
Este The Mechanic posicionar-se-à praticamente a meio entre os dois estilos! Repleto de cenas de acção explosivas mas igualmente com outras de um tom mais refinado, a mais recente obra de Simon West acaba por alcançar um bom equilíbrio entre brains and muscles!
Quanto à história, apesar de não trazer nada de realmente novo, resulta num suficientemente sólido encadear de situações (e missões) em busca de um clímax (previsível) mas competente.
Em suma, será esse o grande argumento da maioria das obras protagonizadas por Jason Statham. Nada de muito espectacular, nada de muito inovador mas uma competência e uma solidez que preenche facilmente as medidas de qualquer apreciador de um bom filme de acção!
Arthur Bishop (mais conhecido como The Mechanic) é um assassino contratado que prima pela forma metódica e quase irrepreensível como planeia e executa as suas missões. Uma missão inesperada irá acabar por “obrigá-lo a adoptar” Steve McKenna (Ben Foster) como seu aprendiz. No entanto, nem tudo irá correr exactamente na perfeição…
Diga-se o que se disser, toda a gente gosta de um bom filme de mauzões e durões… por muito brutos ou grosseiros que eles possam parecer.
Numa altura em que os efeitos especiais e os super-heróis invadem as telas de cinema por completo, é sempre bom saber que há alguém disposto a suar a camisola e a entregar-se de corpo e alma a um filme mais tradicional e natural.
Jason Statham será, talvez (veja-se a idade dos restantes protagonistas de The Expendables!), o último representante desse género de cinema… e isso ninguém lhe tira!
Doa… a quem doer!