“Moneyball – Jogada de Risco” de Bennett Miller
À partida, ninguém diria que um filme sobre desporto (ainda por cima baseball) conseguisse passar uma mensagem tão inspiradora, nem tivesse tal apelo emocional.
Ainda por cima, um que tivesse como pano de fundo, um tão complexo sistema de pontuação e de recrutamento de jogadores.
Pois bem, Bennett Miller, Brad Pitt e, porque não, Jonah Hill são os responsáveis máximos por uma obra que cativa desde o primeiro instante e nos deixa, à saída, aquela incurável curiosidade em saber mais (detalhes)…
Baseado na história verídica do General Manager dos Oakland Athletics, Billy Beane (Pitt), que “ameaçou” mudar para sempre o jogo de baseball, tornando a sua equipa de baixo orçamento, numa das melhores da História do desporto, o filme não se limita ao jogo, em si, valorizando muito mais o perfil e a coragem de um homem que teve a visão para ser e pensar… diferente.
A seu lado teve um jovem estudante de Yale (Hill) para quem o desporto se resumia a números e equações. É dessa improvável combinação que surge uma história simplesmente memorável.
Para os apreciadores de desporto em geral, e ainda mais para os familiarizados com o complexo sistema de recrutamento dos desportos norte-americanos, o filme é uma viagem electrizante pelo submundo das contratações, dispensas e conflitos internos de um clube que, em teoria, pouco podia fazer contra o poder financeiro de outras equipas.
Mas desenganem-se aqueles que julgam que o filme se cinge meramente ao desporto rei dos EUA. Mesmo para aqueles a quem o baseball não passe de uns homens a bater com um taco em bolas de cabedal, Moneyball tem muito para oferecer.
Não é todos os dias que um grupo de homens consegue convencer-nos que ser diferente, e ter coragem para o admitir, é uma virtude inestimável!
Brad Pitt alcançará, muito provavelmente, a sua 3º nomeação aos Oscars, Jonah Hill corre o risco de estrear-se e Bennett Miller confirma que o sucesso de Capote (em 2006) não se deveu, em exclusivo, ao desempenho de Philip Seymour Hoffman. Falta apenas saber se o argumento adaptado valerá ouro na próxima cerimónia da Academia…
Independentemente dos prémios, Moneyball é já um vencedor!
Bom filme. Nota 8