“Hitchcock” de Sacha Gervasi
Confesso que o meu conhecimento da vida e da obra do grande mestre do suspense se resume ao senso comum de qualquer espectador de cinema. Um ou outro detalhe (ou curiosidade), a listagem e temática de muitos dos seus filmes e… nada mais!
Lacuna imensa no meu progresso como cinéfilo, nunca (palavra pesada) vi um filme de Hitchcock do início ao fim! O seu género predileto apenas tarde entrou no meu cardápio de filmes visionáveis e com o passar dos anos acabei por deixar passar a oportunidade de me aculturar devidamente.
Foi pois com imensa curiosidade e profundo desconhecimento que abracei este filme. Pela 1ª vez iria conhecer “de perto” este mítico nome do cinema mundial, ao mesmo tempo que entraríamos pelo set de um dos seus mais mediáticos e eternos filmes, Psycho!
Anthony Hopkins (no papel de Alfred) e Helen Mirren (no papel de Alma) estão verdadeiramente deliciosos, levando-nos várias vezes a pensar que estamos a assistir a um qualquer documentário, e não a um filme sobre o realizador.
A cumplicidade, os maneirismos, as curiosidades e a autenticidade de ambos são transmitidos de forma simples e profundamente familiar, em linha com o que nos habituaram desde sempre! Estes dois veteranos actores – do melhor que se pode encontrar por estes dias, na meca do cinema – fazem do filme uma obra surpreendente e bem acima da média.
Tal e qual os filmes de Hitchcock, Sacha Gervasi soube conjugar o humor, o drama, o suspense e o romance num filme que mesmo previsível (ou não fosse parte da História do cinema!) consegue manter-nos na beirinha da cadeira durante muito tempo.
Num epílogo inicial (que acompanhou a antestreia, pelo menos), somos confrontados com o teaser original de Psycho, no qual somos conduzidos, pelo verdadeiro Hitchcock, pelo set e enredo do filme! Uma preciosidade!
No momento seguinte vemos Anthony Hopkins a encarnar o lendário realizador… e a partir daí nada será como dantes!
A vida familiar do casal Hitchcock, a carreira e o legado do realizador, a influência de Alma no seu percurso e as inúmeras atribulações que acompanharam a produção e rodagem de um dos maiores Clássicos do cinema mundial dão o mote para uma viagem inesquecível E algo me diz os fãs de Hitchcock irão-se multiplicar, ainda mais, um pouco por todo o mundo.
É divertido, cativante, revelador e, no que às interpretações de Hopkins e Mirren diz respeito, espetacular! No seu filme de estreia Sacha Gervasi deixa a melhor das impressões e só podemos esperar que não lhe faltem novas oportunidades.
Quanto a mim, falta agora corrigir o mais grave, i.e., ver os filmes do Mestre.
Psycho, Vertigo, The Birds, Rear Window, North by Northwest, Dial M for Murder estão já na lista dos obrigatórios! Mais sugestões?
Eu achei que o filme perdeu por causa do trailler… as piadas aparecem praticamente todas lá.. nisso decepcionou-me… até por estava mesmo em pulgas para vê-lo porque sou uma fã dos filmes dele. Mas é um filme que se deve ver, sem dúvida e com grandes actores! O Anthony Hopkins faz um papelão…
Ana J