Passatempos

Home » Estreias » “A Festa de Natal da Empresa (Office Christmas Party)” de Josh Gordon e Will Speck

“A Festa de Natal da Empresa (Office Christmas Party)” de Josh Gordon e Will Speck


Longe de ser o típico “filme de natal”, Office Christmas Party é o melhor que 2016 tem para nos oferecer, nesse sub-género tão característico.

Tem o ónus de se tratar de uma típica comédia norte-americana com um ponto de partida promissor e um desenlace preguiçoso, exagerado e brejeiro. Mas é natal… e ninguém leva a mal!! O espírito natalício está bem presente, e isso é o que importa mais.

Josh Gordon e Will Speck começaram a sua carreira atrás das câmaras com o intragável Blades of Glory, seguindo-se o esforçado The Switch. Não será, certamente um “currículo que venda” mas dá para perceber de onde vieram estes meninos. Felizmente, desta vez, têm a temática e o espírito (natalício) certos… mesmo deitando quase tudo a perder com os típicos excessos norte-americanos.

T. J. Miller é o centro da festa. O jovem comediante, habitual secundário dos mais recentes filmes do género oriundos dos Estados Unidos, assume papel principal, apesar de devidamente auxiliado por uma dupla, Jennifer Aniston e Jason Bateman, que vai já no seu 5º filme – todos comédias – em conjunto (Horrible Bosses, Horrible Boses 2, The Swith e The Break-Up). A compor o ramalhete Olivia Munn, Kate McKinnon e Jimmy Butler – a estrela de basket dos Chicago Bulls que dá uma “perninha” ou não fosse o filme rodado na Windy City.

Os tempos são de mudança e enquanto Clay (Miller) tenta a todo o custo manter a tradição (natalícia) instituída pelo seu pai e anterior dono da empresa, Carol (Aniston) não está para brincadeiras e não vai em gracinhas, nem excessos
Apesar de intimado pela irmã a não realizar a Festa de Natal da Empresa, Clay vê nesse evento social a última oportunidade para salvar a sucursal de Chicago da empresa e manter vivo o legado.
Apesar das boas intenções, o ajuntamento tem tudo para ser explosivo e é apenas uma questão de tempo (e de oportunidade) até à Festa descambar!

É óbvio que o filme tem os seus momentos. O espírito natalício aparece aqui e ali e mesmo embrulhado em excessos desmesurados, é mais do que suficiente para nos fazer sorrir e entrar convenientemente no espírito da estação.
Desempenhos competentes da grande maioria do elenco e mesmo não tendo Josh Gordon e Will Speck o bom gosto para manter o nível acima da “linha de água”, tem ao menos a capacidade para nos fazer esquecer das amarguras do dia-a-dia e obrigar-nos a soltar umas boas gargalhas.

Noutros tempos a época de natal era sinónimo de uma boa comédia familiar na qual o Natal era peça central das desventuras dos nossos protagonistas. No cinema de animação (Polar Express, Arthur Christmas, Rise of the Guardians) ou mais infantil (How the Grinch Stole Christmas, Home Alone, Fred Claus) havia sempre uma desculpa para levar a família ao cinema, nesta quadra natalícia.

Office Christmas Party está ainda longe de ser um filme para “toda a família” mas numa era em que nem todos os anos temos direito ao “filme de natal”, mesmo um comédia mais brejeira serve na perfeição.

Venha o bacalhau, as rabanadas, o bolo-rei e as prendinhas ao pé da lareira.
Já estamos prontos para o Natal!

Site
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply