The Oscars® 2017 – Resultados
Ainda estou a ponderar se o famoso “cataclismo”, tantas vezes referido na nossa antevisão, se dá pelo nome de Moonlight ou… Academia!
Sim, a “história” do Oscar® (de Melhor Filme!!) entregue erradamente a La La Land, irá marcar para sempre esta cerimónia, provavelmente, mais ainda do que a própria vitória do cinema afro-americano. Depois da forte polémica de 2016 – #oscarsowhite – e com a eleição de Trump para POTUS, seria mais do que esperado que a Academia quisesse marcar a diferença. Moonlight acabou por ser o principal beneficiário desta situação, goste-se mais, ou menos, do filme.
Voltando à nossa antevisão, a conclusão natural é que, com a exceção de Moonlight e as suas vitórias como Melhor Filme e, em menor escala, de Melhor Argumento Adaptado, não houve lugar a grandes surpresas. Curiosamente os dois Oscars® que inequivocamente, gostaríamos de ter visto entregues a Arrival.
Nos desempenhos, Casey Affleck, Emma Stone, Mahershala Ali e Viola Davis foram os mais que esperados vencedores. Na realização Damien Chazelle tornou-se no mais jovem de sempre a arrebatar o respetivo Oscar®, e La La Land conquistou, igualmente, os prémios de Melhor Canção (por City of Stars), Banda-Sonora, Cinematografia e Design de Produção. Manchester by the Sea, o melhor drama do ano, o de Melhor Argumento Original e Zootopia, a Melhor Animação do ano, o respetivo Oscar®. Tudo, tal como vinha no Guião.
Guarda-Roupa para Fantastic Beasts and Where do Find Them, Caracterização para Suicide Squad e Efeitos Especiais para The Jungle Book, a premiar a fantasia no cinema.
E 3 merecidíssimos Oscars®. Edição de Som para Arrival, Mistura de Som e Montagem para Hacksaw Ridge, confirmando a tendência recente de premiar o melhor filme de ação com o Oscar® de Montagem.
Para o ano há mais… com ou sem lapsos tão grandes como aquele que fechou a noite.
(Estamos a referir-nos, obviamente, ao #envelopegate).