Passatempos

Home » Home Cinema » Direct-to-DVD

Direct-to-DVD

Se havia tema que me entusiasmava durante os largos e bons anos que passei meramente desse lado – como um ávido e apaixonado apreciador de cinema – era a opção entre lançar os filmes nas nossas salas de cinema OU direcioná-los diretamente para o mercado do home video (ou Home Cinema, como se diz cá no Doces ou Salgadas?).

Na altura a disponibilidade permitia ver no cinema todos, ou quase todos, os filmes que me interessavam e quando um desses tesourinhos era remetido para o “direct-to-dvd” a indignação era incontrolável. Como seria possível não estrear o filme nas nossas salas? Porquê a opção por A ou B em detrimento dessas pérolas do cinema? Porquê estrear dois ou 3 filmes com mais de 100 cópias, em vez de deixar algumas salas para ESTES filmes? Eram essas, e outras menos próprias, as questões que me percorriam o espírito ao ter conhecimento de tais opções.

Cheguei tem tempos a seguir um site/blog que, semanalmente, listava os filmes demerecedores do escurinho das nossas salas de cinema.

Atualmente, infelizmente, a disponibilidade já não é a mesma para escolher apenas os filmes que NÃO se quer ver no cinema… e felizmente, o conhecimento do mercado e dos seus muitos intervenientes é consideravelmente superior. Assim, se a preocupação agora é bem mais relativa aos filmes que estrearam nas nossas salas de cinema e que não tive a oportunidade de ver, por outro, o contacto com os diferentes agentes do setor permitiu ter uma visão bem mais abrangente da complexidade do negócio, para lá da paixão.

O trabalho das distribuidoras, de maior ou menor dimensão, é algo de inimaginável para o comum dos cinéfilos. Produtoras, distribuidoras internacionais, exibidores, parceiros, orçamentos, expetativas, clientes, receitas, campanhas de marketing, retorno, espetadores, cinéfilos, arte, negócio, trabalho. Cada um com a sua visão e estratégia, nem sempre alinhadas. É desta confluência de inputs que nascem as decisões, algumas meramente corriqueiras, outras tão significativas como Salas de Cinema vs. Direct-to-dvd.

Tudo isto a propósito de The Birth of a NationBilly Lynn’s Long Halftime WalkKeeping Up with the Joneses.

Há dias, de forma inconsciente, retive a informação que estes 3 filmes não teriam direito a estreia nas nossas salas de cinema. Confesso que relativamente ao primeiro, já tinha obtido essa informação há algumas semanas mas ao constatar, em conjunto, o trio de direct-to-dvd pareceu-me merecido o devido destaque, individual.

The Birth of a Nation (O Nascimento de uma Nação)

Filme sensação do Festival de Sundance de 2016, cujos direitos foram vendidos por valor recorde durante o Festival. Estávamos em Janeiro. Um filme de reduzido orçamento mas com alguns nomes relevantes da indústria (Nate Parker, Armie Hammer, Jackie Earle Haley) agarrava espetadores e críticos durante a sua exibição no famoso festival. O designado #OscarSoWhite estava no auge e das montanhas de Utah um filme perfilava-se como o primeiro grande favorito aos Oscars deste ano. Grande Prémio do Juri e Prémio do Público era só o começo. Pelo menos era essa a História que se contava na altura.
Havia algumas reservas quanto à violência do filme – não que isso alguma vez tivesse sido problema nos Oscars – e quanto à temática, excessivamente corrosiva. E claro, 12 longos meses pela frente.

A História verídica do escravo que liderou uma rebelião contra a opressão racistas do Sul dos EUA era o ponto de partida para um ensaio sobre o poder, a liberdade e um país que, 150 anos depois, permanece inseguro de si mesmo.

Mas adoração foi perdendo chama até que, em meados do ano, o realizador, argumentista e protagonista se viu envolvido em questões legais, por assim dizer. O resto é a História que conhecemos. Perdida a batalha das Relações Públicas, esfumou-se a oportunidade de garantir novas nomeações e prémios. Sem o apelo dos prémios tornou-se impossível “vender” um filme tão profundamente dramático e violento. Independentemente da sua qualidade intrínseca. Será mais ou menos isto, pelo menos de quem “vê por fora”. Resta-nos esperar pelo DVD para tirar as nossas próprias conclusões. Para já, fica o trailer!

Billy Lynn’s Long Halftime Walk (Billy Lynn: A Longa Caminhada)

O filme de Ang Lee tem a sua própria História, ainda que no final a conclusão seja, no essencial, a mesma. Sem o apelo dos prémios, como se “vende” um filme que era suposto estar nomeado? Um filme duro e cru que apresenta um retrato psicologicamente violento da guerra e das suas invisíveis consequências. Um filme que fala muito (pouco) de heróis e pouco (ou nada) de vilões. Um filme que desmistifica heroismos e questiona a verdadeira essência da Guerra, em pleno séc. XXI.

Um realizador de renome a filmar de forma sempre precedentes. De forma a imergir o espetador no ambiente de Guerra que o filme retrata, o realizador de Taiwan optou por filmar a 120fps, 5 vezes superior ao que é normalmente utilizado na 7ª arte. No elenco, o protagonismo é assumido pelo estreante Joe Alwyn (que dá vida ao jovem Billy Lynn) mas o conjunto de secundários é incrível: Kristen Stewart, Chris Tucker, Garrett Hedlund, Vin Diesel e Steve Martin.

Recentemente chegado do Iraque, Billy Lynn é condecorado pelo exército norte-americano pelos feitos alcançados. Porém, o jovem adolescente está muito longe de se considerar um herói e à medida que a homenagem decorre no intervalo de um jogo de futebol americano, Billy revê todos os detalhe daquele dia fatídico.

Mesmo sem os preciosismos técnicos, fica a ideia de tratar-se de um filme bastante interessante. Para já, cá fica o trailer.

Keeping Up with the Joneses (Vizinhos Espiões)

Enquadramento totalmente distinto tem este Keeping Up Wth the Joneses. Nada de prémios ou assuntos sérios. O filme de Greg Mottola é “simplesmente” uma comédia de ação com um elenco fantástico. O realizador de Superbad, Adventureland e Paul pode não ser o mais rentável dos realizadores no mercado internacional mas quando temos um elenco formado pelo quarteto Gal Gadot, Jon Hamm, Zach Galifianakis e Isla Fisher é mais difícil de compreender a opção. Gadot está prestes a estrear Wonder Woman, Hamm é um dos mais valorizados atores de TV da atualidade (ainda que a sua passagem para a 7ª arte, não esteja a ser tão ligeira quanto expectável) e a dupla Galifianakis e Fisher é do mais competente que existe em termos de comédia made in USA.

No filme, Gal e Jon desempenham o papel de um casal de espiões que opta por mudar de vida e resignar-se à vida nos subúrbios. Zach e Isla são os vizinhos do lado, um casal bem disposto mas psicótico que é arrastado para os perigos da intriga internacional quando a identidade dos dois espiões é comprometida.

O que poderia ter corrido mal? Pela crónicas que temos lido, o filme tem algumas dificuldades em agarrar e convencer o espetador… e revelou-se um inesperado flop nas bilheteiras norte-americanas. Ainda assim, pelo trailer dá vontade de ver. Seguramente.

Nas próximas semanas, numa sala DE ESTAR, perto de si!

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply