Passatempos

Home » News » Em Setembro nos cinemas…

Em Setembro nos cinemas…

Iniciamos uma nova rubrica aqui no Doces ou Salgadas?.

No início de cada mês avançamos os filmes que mais expetativa nos criam e aos amantes de cinema em geral. Alguns deles já foram ou serão alvo da devida Antevisão mas resumimos neste espaço, o que de “melhor” chegará aos cinemas nacionais a cada mês.

Setembro 2017
Findo o Verão cinematográfico, a cada vez mais universal rentrée traz-nos um conjunto de filmes mesclada entre o cinema de entretenimento e alguns filmes mais sérios e ambiciosos (no que à temporada de prémios diz respeito).

À cabeça DETROIT de Kathryn Bigelow. A premiada realizadora de The Hurt Locker está de regresso com um filme intenso, atual e vertiginoso, recuperando uma história verídica com 50 anos. Aquilo que podemos considerar como um thriller político e racial promete (já começou nos EUA) incendiar os ânimos e colocar o dedo diretamente na ferida. Estão prometidos suores, revolta e uma dose sempre necessária de contextualização política de um país, e de uma região, efervescente. John Boyega, Anthony Mackie, Algee Smith e Will Poulter protagonizam.

Outro afamado realizador que promete deixar a sua marca este mês é Darren Aronofsky. O responsável pelo Oscar de Natalie Portman em 2010, em Black Swan, promete levar Jennifer Lawrence para outro patamar… de loucura, perdição e confusão. A “ajudá-la” temos ainda Javier Bardem, Michelle Pfeiffer e Ed Harris, entre outros! O trailer e demais material de MOTHER! tem revelado um filme ímpar – em linha com o trajetório do realizador – que ao que tudo indica será um daqueles de se ama (ao nível dos Oscars) ou que se detesta. Já falta pouco para saber qual das fações apoiamos.

Fechando o ciclo de realizadores suprassumos, temos ainda – saído diretamente da reforma auto-imposta – Steven Soderbergh. O realizador da trilogia Ocean’s Eleven e de Magic Mike, tal como o trailer enfatiza, – mas que é, também, responsável por Traffic ou Erin Brockovich, por exemplo – assina um filme peculiar a meio caminho entre o humor negro e o heist movie. Com um elenco recheado de talento e juventude, Channing Tatum, Adam Driver, Daniel Craig, Seth MacFarlane, Katie Holmes, Hilary Swank, Katherine Waterston e Sebastian Stan, LOGAN LUCKY tem recebido os melhores elogios. Nada que Soderbergh não nos tenha já habituado, seja nos seus filmes mais universais, seja naqueles para consumo próprio.

Ainda ao nível dos prémios, um título que tem recebido as melhores críticas – superando fortemente as expetativas – tem sido VICTORIA AND ABDUL. O filme com Dame Judi Dench como protagonista conta a história (verídica) dos últimos anos do reinado da eterna Rainha Victoria – que, como Emily Blunt tão bem retratou, ficou viúva bem cedo. O filme destaque, mais precisamente, a relação da monarca com um jovem indiano – lembrar que à altura a Índia era uma colónia inglesa – que é convidado a acompanhá-la no seu dia-a-dia em Londres, de forma a inteirá-la dos costumes e tradições de um povo até a altura praticamente desconhecido para o comum dos britânicos. Pela amostra não pareceria mais do que um filme simpático mas a acreditar do buzz em seu redor será bem mais do que isso. O inigualável Stephen Frears realiza.

Num patamar inferior quer em termos de orçamento quer de ambição surgem dois filmes mais modestos (conotados com o dito cinema independente) mas que prometem dar que falar.
BRAD’S STATUS (NOTA DA DISTRIBUIDORA: A estreia de ‘BRAD’S STATUS’ foi adiada para 19 de Outubro) é a primeira grande aposta dos recentemente criados Amazon Studios e conta com o sempre talentoso mas muitas vezes perdido em filmes de qualidade questionável, Ben Stiller. Pela amostra e pelo feed que vem chegando do outro lado do oceano, a obra de Mike White parece ir beber muito do cinema do incomparável Noah Baumbach, num típico road trip movie norte-americano com a sempre suculenta crise de meia idade (masculina) como enfoque primordial. A ver vamos onde nos leva

O outro é THE GLASS CASTLE (NOTA DA DISTRIBUIDORA: A estreia de ‘O Castelo de Vidro (THE GLASS CASTLE)’ foi adiada para 19 de Outubro) com Brie Larson, Woody Harrelson, Naomi Watts, nos principais papéis. Um drama duro e intenso sobre uma família disfuncional e o impacto que o espírito livre e desoncertante do progenitor teve na vida de todos os seus membros. Grandes desempenhos, uma história marcante e que dá que pensar, num filme aparentemente totalmente fora do comum.

Como por estes dias não há mês sem um grande filme de ação e entretenimento, Setembro tem direito a KINGSMAN: THE GOLDEN CIRCLE. A sequela do filme de ação que encatou os espetadores em 2015, volta a contar com Matthew Vaughn como realizador e com Taron Egerton no papel de protagonista. E se mais e melhor é, por norma, o critério primordial de qualquer sequela esta acrescenta aos Kingsman, os Statesman, ou seja o seu equivalente em solo norte-americano. Channing Tatum, Jeff Bridges, Pedro Pascal, Halle Berry, Julianne Moore, juntam-se, assim, ao contingente inglês para mais ação, humor, entretenimento e diversão a alta rotação.

Ao nível do terror, para lá de Mother! temos ainda IT. Baseado na obra homónima do lendário Stephen King, o palhaço mais assustador promete deixar os amantes do género de boca aberto e olhos esbugalhados. Rotulando como o grande filme de terror do ano, o filme acompanha um grupo de jovens pré-adolescentes que junta esforços para matar um aterrador “monstro” – sob a forma de palhaço – que tem vindo a atormentar as crianças de uma pequena cidade do interior norte-americano. O argentino Andy Muschietti – responsável por Mama – realiza.

No que ao cinema de animação diz respeito, o universo cinematográfico da Lego continua a expandir-se e a dar cartas. Depois do quotidiano e dos super-heróis, chega agora a vez da adaptação da série de TV de muito sucesso, chegar às salas de cinema. THE LEGO NINJAGO MOVIE prossegue as maravilhas visuais dos seus antecessores, transportando para o cinema os lendários tijolos de plástico. Em ninjago um grupo de adolescentes veste a pela de guerreiros ninja para defender a sua ilha de monstros e vilões, para uma série de aventuras com uma forte componente asiática. Das vozes que dão vida aos bonecos articulados, desta-se, naturalmente, Jackie Chan.

No que à comédia diz respeito, a França continua a ser o principal exportador para o mercado nacional, e Dany Boon o seu mais profícuo representante. RADIN! conta a história de um avarento que prefere viver em sofrimento, a gastar um tostão a mais. O filme que estreou no seu país natal há praticamente um ano, chega felizmente, agora, a Portugal.

Por fim, dois filmes de ação, protagonizados por dois jovens talentos em plena afirmação.

AMERICAN ASSASSIN conta a história de Mitch Rapp, um agente antiterrorista, protagonizado por Dylan O’Brien (Maze Runner), numa missão muito pessoal. O filme conta ainda com Michael Keaton e Taylor Kitsch e é realizado Michael Cuesta.

Finalmente 6 DAYS, com Jamie Bell como cabeça-de-cartaz. O filme britânico relata os acontecimento verídicos em torno do assalto da embaixada iraniana em Londres, em 1980. Para além do relato histórico, o filme de Toa Fraser demonstra o papel dos midia num mundo .

DetroitMãe!Vitória & AbdulSorte à Logan, Um Rico SovinaIt e Lego Ninjago: O Filme são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Kingsman: O Círculo Dourado e Brad’s Status são distribuídos pela Big Pictures Films.
O Castelo de Vidro e Assassino Americano são distribuídos pela PRIS Audiovisuais.
6 Dias é distribuído pela Films4You.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply