“Arranha-Céus (Skyscraper)” de Rawson Marshall Thurber
As comparações com Die Hard (ou Assalto ao Arranha-Céus, em Portugal) são inevitáveis e, até, podemos acreditar, provocadas propositadamente pelos envolvidos. E resulta tanto como uma sincera homenagem ao imortal filme protagonizado há 20(!!) anos por Bruce Willis, como da plena convicção de que a fórmula continua a funcionar.
Dwayne Johnson assume pleno protagonismo e está literalmente e figurativamente à “altura do desafio. O antigo lutador de wrestling tornou-se, em meia dúzia de anos, na maior estrela de blockbusters da atualidade, fruto de um postura simultaneamente descontraída e séria e, obrigatoriamente, de um empenho e dedicação ao trabalho exemplares.
O rapagão pode não ter grandes dotes para a representação – os seus momentos mais sérios são normalmente confrangedores e recheados de clichés – mas mais do que ser interesse parecer, e nesse capítulo a sua carreira foi construída de forma exemplar. Os 120kg (de puro músculo) e o seu 1,93m ajudam a impor a sua presença mas o ator sabe habilmente como tirar partido da sua postura… e a indústria tem feito o resto.
Em Skyscraper, Johson representa um antigo militar e agente federal que após um doloroso incidente, optou por uma vida mais próxima da família. Analista de segurança Will Swayer é contratado por um ex-colega para avaliar o maior edifício alguma vez construído, conhecido como The Pearl (a Pérola). Com 240 andares e uma estrutura peculiar, o edifício de Hong Kong irá albergar vastos espaços comerciais, de lazer e habitacionais. Mas antes terá de ter a aprovação de Will, no que à segurança diz respeito.
Eles só não contavam era com um ataque terrorista…
7 anos depois do quarto episódio da saga Scream, Neve Campbell está de volta ao grande ecrã. A atriz imortalizada pela obra de Wes Craven (e pela série de TV Party of Five) tem andado bastante arredada da 7ª arte mas quem sabe não estará de volta? O seu desempenho como Sarah Sawyer até pode ajudar e o sucesso do filme também é de ter em conta.
Claro está que a principal estrela do filme é mesmo… o Arranha-Céus. Vá lá, e uma certa grua gigante. Skyscraper ficará para sempre na mente dos espetadores por aquele momento. E, claro está, numa sala IMAX 3D o efeito é AINDA MAIS intenso. Ação, entretenimento e diversão. um pouco de humor, família, amizade. Recheado de cenas de cortar a respiração. E muita, mas muita loucura!!
Filme de Verão, por excelência, totalmente à medida de Dwayne Johnson.
Agarrem-se bem à cadeira e deixem-se levar.
O cinema de entretenimeto (também) é isto!!