“Uncle Drew – Uma Equipa de Loucos” de Charles Stone III
Não é necessário ser fã da modalidade… mas ajuda. Especialmente para “apanhar” algumas das privates jokes do elenco!
6 anos depois de ter estreado num anúncio da Pepsi, Uncle Drew chega ao cinema. O “velhote” interpretado por Kyrie Irving (estrela da NBA) que surpreende e encanta jogadores e espetadores dos playgrounds norte-americanos tem direito a uma versão cinematográfica repleta de antigas estrelas da NBA, algumas boas gargalhadas e Lil Rel Howery, na prática o único “ator” do filme. O gordinho de Get Out e Tag acompanha os antigos desportistas, Shaquille O’Neal, Chris Webber, Reggie Miller, Nate Robinson e Lisa Leslie, nesta comédia familiar em que o basket desempenha papel de destaque.
Quem conhece a produção comercial da marca de refrigerantes está já familializada com o conceito explorado – de um grupo de velhotes ainda com pernas para “a bola” – aos demais, resta-lhes deixarem-se levar pelo espírito bem humorado e relaxar.
A história é conduzida por Dax (Howery), um fanático do desporto traumatizado pelo falhanço de um lançamento decisivo quando não era mais do que uma criança, que se depara com o mítico Uncle Drew (Irving) depois de ficar sem equipa para disputar o torneio local de street basket. Relutantemente o velhote aceita ajudá-lo mas com uma condição, ser ele a escolher os novos elementos da equipa.
Recheado de gags, humor desportivo e na desportiva e o sempre agradável “moral da história”, Uncle Drew pode não ser uma granda obra cinematográfica mas não deixa de agradar ao seu público e surpreender os demais.
E ficará sempre na memória pelo mítico e colorido pão-de-forma, devidamente apetrechado para as longas road trips norte-americanas. Priceless!!
Em suma, “You miss every shot you don’t take!”
(já agora, a frase é creditada a Wayne Gretzky, a lenda canadiana do Hóquei no Gelo!).