Passatempos Online

Home » News » Em novembro de 2021, nos Cinemas portugueses…

Em novembro de 2021, nos Cinemas portugueses…

A meio caminho entre o regresso das grandes produções às salas de Cinema e o arranque da temporada dos prémios, há MUITO por onde escolher. E se são 10, podiam ser 15!

O futuro da Marvel começa a (re)desenhar-se com ETERNALS. Depois de Endgame ter encerrado um capítulo do Marvel Cinematic Universe, e de Black Widow e Shang-Chi se terem esquivado à questão, eis que a mais recente vencedora do Oscar de Melhor Realizador tem a hercúlea tarefa de redefinir a narrativa de todo um Universo Cinemático. Chloé Zhao tem, dentro do possível, carta branca para criar novas intrigas, novos heróis e um novo paradigma nas aventuras cinematográficas da Marvel. Angelina Jolie, Salma Hayek, Richard Madden e Kit Harington vão deixar de viver nas sombras e assumir o seu lugar… eterno!

Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot. Mesmo que fosse apenas um mero spot publicitário, já seria imperdível! Uma das maiores produções da Netflix vai estrear primeiro nas salas de Cinema, para gáudio dos espetadores nacionais. Sem dúvida. RED NOTICE promete um intenso e divertido filme de ação e entretenimento, com 3 das maiores estrelas de Cinema da atualidade. E se no papel, o filme de Rawson Marshall Thurber já parece um tiro certeiro, as primeiras imagens parecem confirmar isso mesmo. Tem o charme, a sapiência e o talento (de todos os envolvidos) para encantar as salas de Cinema.

Quase 40 anos depois da sua estreia, os Ghostbusters estão de volta. Seguiu-se uma esforçada sequela e do sensaborão spin-off em 2016, Paul Rudd e Jason Reitman tentam recuperar o espírito original em GHOSTBUSTERS: AFTERLIFE. Fica a clara sensação que o filme tenta aproveitar a onda nostálgica e juvenil de fenómenos como Stranger Things, adicionando-lhe a saudável loucura criada por Bill Murray, Dan Aykroyd e demais equipa. Será um dos mais arriscados blockbusters do ano mas tem seguramente todos os condimentos para se tornar num incrível sucesso!

Faz tempo, demasiado tempo, que não nos chega às salas de Cinema uma comédia francesa com pés e cabeça. Uma tendência crescente nos últimos anos – atenuada apenas pela atual situação – é com bons olhos e um sorriso nos lábios que aguardamos por MON COUSIN. Filme ligeiro e recheado de boas intenções, a obra de Jan Kounen explora o egocentrismo e luxúria dos nossos tempos, quando o administrador de uma multinacional é “obrigado” a conviver com o seu primo “especial”, de forma a garantir a permanência à frente da empresa. Só que nem tudo correrá como previsto!

Iniciamos o mês com um dos mais agraciados e reputados desempenhos do ano. A improbabilidade de Kristen Stewart fazer de Diana é proporcional aos mais rasgados elogios que SPENCER tem recebido. Não serão necessárias muitas mais apresentações. A História de Diana Spencer e especialmente da sua separação do Príncipe Carlos é dos mais escrutinados acontecimentos da realeza britânica, mas isso não quer dizer que Pablo Larraín não tenha uma palavra a dizer. E Kristen pode muito bem estar a caminho dos Oscars!

Mantendo a tónica nos realizadores de elevadíssima reputação, Wes Anderson e o seu THE FRENCH DISPATCH promete voltar a encantar a sua longa falange de admiradores e os demais cinéfilos. Recheado de subtilezas bem próprias do Cinema do realizador texano, o filme promete uma ode ao jornalismo e às redações em especial. Inevitavelmente recheado de estrelas, muitos deles habituais colaboradores do realizador como Adrien Brody, Bill Murray ou Tilda Swinton, será seguramente uma viagem nostálgica e sentida, recheada de momentos bem humorados e sarcásticos.

THE CARD COUNTER pode ser a prova definitiva do imenso talento de Oscar Isaac. A história de um ex-militar que ganha a vida nos Casinos, pode parecer demasiado familiar, mas Paul Schrader não é apenas um argumentista e colaborador de longa data de Martin Scorsese, é, também um hábil realizador que depois do apreço da crítica pela sua anterior obra (First Reformed) despertou a máxima atenção no meio. Um drama intenso, surpreendente e doloroso que conta ainda com Tiffany Haddish, Tye Sheridan e Willem Dafoe, nos principais papéis.

Seguimos na senda da temporada dos prémios. Lady Gaga e Adam Driver protagonizam esta escandalosa história verídica sobre uma das mais influentes casa de moda, recuperando a infame disputa pela liderança da empresa italiana em finais dos anos 70. HOUSE OF GUCCI é realizado pelo veterano Ridley Scott e promete ser uma das obras chave na balança do ano 2021. Para além de um argumento suculento e de um grupo de atores de primeira água, com destaque ainda para Al Pacino, Salma Hayek ou Jared Leto, o filme promete surpreender e cativar os espetadores um pouco por todo o mundo.

Permanecemos em histórias emblemáticas, desta com uma figura central do mundo moderno. DE GAULLE conta a história de um Homem que mudou a vida de um país, um continente e do mundo inteiro, no exílio, enquanto as tropas nazis ocupavam a sua França. Lambert Wilson assume pleno protagonismo num daqueles papéis de uma vida. Gabriel le Bomin realiza um filme que promete dar a conhecer a todo um novo público uma das figuras incontornáveis do século XX.

Fechamos com um Ás. E duas lendas do ténis. Will Smith é KING RICHARD, o pai de Serena e Vénus Williams, neste biopic sobre a origem das duas jogadoras, impulsionados por um pai dedicado, obstinado e sonhador. Desde tenra idade, as duas irmãs (e o se pai) dedicaram cada segundo da sua vida a seguir o sonho de se tornarem nas melhores jogadoras de ténis do mundo. Mas para lá chegarem… foi um pouco mais do que sangue, suor e lágrimas!

Nota final para O PASSAGEIRO OCULTO, cuja estreia prevista e antecipada em SETEMBRO e prevista igualmente para outubro, foi (re)confirmada para este mês. E já estreou!

Eternals (Eternos), Aviso Vermelho, Casa Gucci, The Card Counter – O Jogador, Crónicas de França são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Spencer e King Richard – Para Além do Jogo são distribuídos pela Cinemundo.
Caça-Fantasmas: O Legado é distribuído pela Big Picture Films.
O Meu Primo Desajeitado é distribuído pela PRIS Audiovisuais
De Gaulle é distribuído pela Outsider Films

Leave a Reply

%d bloggers like this: