Passatempos

Home » News » Em outubro de 2022, nos Cinemas portugueses…

Em outubro de 2022, nos Cinemas portugueses…

O Cinema, dito, adulto começa a regressar às Salas, assim como toda uma panóplia de outros géneros… um pouco à imagem das cores que vão colorindo o início deste Outono.

Abrimos o mês com uma das maiores estrelas de Hollywood. Dwayne Johnson é BLACK ADAM o antiherói que promete tornar-se numa das maiores referências da versão cinematográfica da DC Comics. Mas não vem sozinho. Pierce Brosnan, Noah Centineo, Aldis Hodge e Sarah Shahi formam a Justice Society of America no filme de Jaume Collet-Serra. Filme de origens, com um protagonista a meio caminho entre o herói e o vilão, recheado de efeitos especiais, aventura e humor negro.

Outubro é, igualmente, o mês de mais um peso pesado da temporada dos prémios chegar às Salas de Cinema. David O. Russell (3 nomeações aos Oscars como realizador e 2 como argumentista) volta com AMSTERDAM, uma thriller recheado de comédia negra baseado (livremente) numa história verídica dos anos 30, com epicentro na capital cultural dos Países Baixos. Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington assume pleno protagonismo no papel de três amigos que se veem envoltos num crime com ramificações impensáveis. E, depois, ainda temos um elenco com Robert De Niro, Rami Malek, Anya Taylor-Joy, Chris Rock, Michael Shannon, Mike Meyers, Taylor Swift ou Zoe Saldana

Prosseguimos com outros dos filmes sensação desta rentrée. Para além do impacto político e cultural, THE WOMAN KING vem realmente conotado como uma grande lição de história, de superação e excelência guerreira. Com a extraordinária Viola Davis no principal papel, o filme acompanha a guarda real do pequeno reino de Dahomey, constituída exclusivamente por mulheres, e o seu impacto num continente africano em plena transformação… para o mal e para o bem! Gina Prince-Bythewood (The Old Guard) realiza.

Continuamos na senda das histórias verídicas, ainda que por agora num tom mais ligeiro e extrovertido. BANDIT conta a história de um dos maiores larápios canadianos, que na década de 80 foi responsável por dezenas de assaltos a bancos e joalharias. Com um charme e métodos pouco ortodoxos, ainda que altamente eficazes, The Flying Bandit fez furor, em linha com os elogios recebidos por Josh Duhamel pelo seu desempenho. Palavra ainda para a presença de Mel Gibson, Elisha Cuthbert e Nestor Carbonell.

Caminhamos a passos largos para a noite mais assustadora do ano, e nada mais consentâneo com a noite das bruxas do que HALLOWEEN ENDS. O prometido final da lendária saga de Michael Myers (e Laurie Strode) – pelo menos a trilogia iniciada por David Gordon Green que “recupera” Jamie Lee Curtis como protagonista, em 2018 – tem encontro marcado com os espetadores portugueses bem antes do final do mês, com a promessa de mais um intenso duelo entre o assassino e a sua presa preferida. Slasher por definição, o suspense e o terror visual estão garantidos, para gáudio dos apreciadores do género!

Antes de entrarmos a fundo no Cinema, dito, adulto, dedicamos toda a atenção aos mais novos. LYLE LYLE CROCODILE traz Shawn Mendes na pele de um crocodilo cantante, em plena Nova Iorque. Baseado num famoso livro infantil, o filme explora os dotes musicais do famoso cantor canadiano e dá a conhecer a obra deliciosa de Bernard Waber. Temos diversão para a pequenada e ainda Constance Wu, Javier Bardem e Scoot McNairy a acompanhar o extrovertido crocodilo. Num mês sem grandes estreias no cinema de animação, eis a nossa escolha para os mais novos.

Avançamos para o Cinema mais sério e maduro. Entramos a pés juntos com realizado sueco Ruben Östlund (Turist, The Square) e o seu TRIANGLE OF SADNESS. A sua mordaz e acutilante sátira aos mais favorecidos (e ocos) deste mundo, segue para outro patamar neste drama sobre um cruzeiro desavindo e um naufrágio doloroso, em que os 1% (mais ricos do mundo) são estropiados de qualquer dignidade ou contemplação. Com um elenco internacional, onde pontificam nomes como Woody Harrelson, Harris Dickinson ou Charlbi Dean, o filme tem sido recebido com entusiasmo pela crítica, sobretudo pelo tom e pertinência do seu argumento.

Baixando um pouco a guarda, para algo mais adocicado para compor o mês. THE GOOD HOUSE traz Sigourney Weaver e Kevin Kline nos papéis principais, num casal de vizinhos que decide reconstruir a sua vida – agora em conjunto – longe dos olhares da família e amigos. Reformados e solitários, Hildy e Frank acabam por reacender uma paixoneta antiga, porque nunca é tarde para amar. Baseado no premiado romance de Ann Leary, o filme explora as alegrias e tristezas do dia-a-dia de qualquer um de nós, principalmente enquanto a sociedade perde os seus dogmas quanto à idade “certa” para se reconstruir a vida. Uma lição para a vida, seguramente.

Por falar em recomeços, LOVE SARAH. O filme britânico acompanha a doce história de uma mulher que em homenagem à sua falecida mãe enceta esforços para abrir uma pastelaria no bairro de Notting Hill, em Londres. Com a ajuda da família e amigos, Sarah enfrentará inseguranças, obstáculos e dilemas para cumprir o sonho e provar que com perseverança tudo se consegue. O filme de estreia de Eliza Schroeder atrás das câmaras não será, necessariamente, um chick flicks… mas apenas porque o típico tom britânico da comédia e drama que acompanha o filme, foge bastante do género norte-americano que recebeu essa denominação simplista.

Fechamos com mais uma inacreditável história verídica. THE SURVIVOR é uma daquelas história de superação e sobrevivência que tem a II Guerra Mundial como pano de fundo. Harry Haft, judeu e prisioneiro de Auschwitz, sobreviveu no infame campo de concentração graças ao seu desempenho como boxeur. Anos mais tarde, enquanto tenta recuperar o amor da sua vida já em solo norte-americano, prosseguiu uma carreira desportiva, mas aqueles indescritíveis anos de tormento irão para sempre marcar a sua vida. Ben Foster e Billy Magnussen protagonizam às ordens do lendário Barry Levinson (Rain Man, Good Morning, Vietnam).

Black Adam, Halloween O Final e O Sobrevivente são distribuídos pela Cinemundo.
Amesterdão e Regresso ao Amor são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
A Mulher Rei e O Amigo Crocodilo são distribuídos pela Big Picture Films.
Triângulo da Tristeza é distribuído pela Alambique Filmes
Uma Pastelaria em Notting Hill é distribuído pela Outsider Filmes.
Bandido é distribuído pela PRIS Audiovisuais.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply