Em novembro de 2022, nos Cinemas portugueses…
As Salas de Cinema continuam a oferecer Cinema para todos os gostos. Dos mais pequenos, aos mais graúdos, filmes de aventura e entretenimento ou grandes candidatos à temporada de prémios que se aproxima. E, está frio e chuva “lá fora”. Não faltam motivos para ir ao Cinema!
O mês pertence (quase) por completo a BLACK PANTHER: WAKANDA FOREVER. A carga emocional em torno do filme de Ryan Coogler – por razões humanas e cinematográficas – criou uma expectativa tremenda que faz desta sequela um dos mais antecipados filmes da Marvel. O que não quer dizer pouco, para uma saga que conta(ou) com figuras como IRON MAN, CAPTAIN AMERICA ou THOR. As mulheres (Angela Bassett, Lupita Nyong’o e Letitia Wright) parecem ter tomada as rédeas de Wakanda e quando novos vilões emergem, nunca como antes, a união fará a força!
Antes de se tornar num dos principais vilões da(s) próxima(s) Phase(s) do MCU, Jonathan Majors junta-se de Glen Powell para sobrevoar os ares da Coreia e imortalizar um dos mais condecorados aviadores da Força Aérea norte-americana, e um dos primeiros oficiais de raça negra. O drama baseado numa historia verídica, promete testar os níveis de adrenalina dos espetadores, para mais numa altura em que os aviões de guerra parecem definitivamente estar de novo na moda. DEVOTION é realizado por J.D. Dillard.
De entre as estreias deste mês, SHE SAID será provavelmente o mais sério candidato à temporada dos prémios. No mínimo será um ótimo pêndulo quanto ao atual nível de mediatização do fenómeno #MeToo e demais luta contra o assédio sexual e a impunidade dos mais poderosos. Às ordens da alemã Maria Schrader, Carey Mulligan e Zoe Kazan dão vida a duas jornalistas de investigação do New York Times que se depararam com algumas das mais contundentes e assustadoras acusações de assédio sexual dentro da indústria do Cinema, com Harvey Weinstein no centro de toda a polémica. E os Oscars, à vista.
MRS. HARRIS GOES TO PARIS é daqueles filmes que pode muito bem ser uma das surpresas da temporada. Direcionado para um público mais adulto, o drama de Anthony Fabian sobre uma mulher reformada que sonha em ir a Paris comprar um vestido Dior, irá transportar-nos para a era dourada da haute couture, em que o charme de figuras como Coco Channel ou Christian Dior preenchiam o imaginário do mero mortal e os colocavam num olímpico pedestal. Lesley Manville protagoniza, num filme que conta ainda com Isabelle Huppert, Lambert Wilson e a portuguesa Alba Baptista.
David Cronenberg está de regresso e com ele o seu ator fetiche, Viggo Mortensen. CRIMES OF THE FUTURE que conta ainda com Léa Seydoux e Kristen Stewart, é mais uma aventura distópica do realizador de The Fly ou eXistenZ em que o corpo humano e a incapacidade em sentir dor física, prometem transformar a relação entre o ser humano e o seu lado mais mundano e, consequentemente, entre as próprias pessoas. Este ensaio sobre a condição humana, visualmente aliciante, ainda que a momentos grotesco, irá desafiar alguns dogmas e, seguramente, fazer os espetadores questionar os seus próprios limites e ideais.
STRANGE WORLD é a mais recente aposta dos Estúdios Disney, com estreia marcada em plena época natalícia. Longe de ser o típico “filme de Natal”, a obra original de Don Hall desenrola-se num planeta distante, onde intrépidos descobridores buscam por novas aventuras e um novo lar. Mas ao que parece vão (re)encontrar bem mais do que isso. Visualmente ambicioso e esteticamente irrepreensível, vislumbra-se o espírito audacioso e criativo das obras de Jules Verne, com Viagem ao Centro da Terra e As 20.000 Léguas Submarinas à cabeça, ao mesmo tempo que os valores familiares e humanos – tão característicos da Casa do Rato Mickey – assumem igual destaque.
Apesar do seu enorme talento e fama, a verdade é que Jon Hamm nunca conseguiu transferir plenamente os seus principais atributos da TV para o Cinema. O que não quer dizer que cada sua nova obra, não seja motivo da nossa maior atenção. CONFESS, FLETCH promete tirar partido do seu carisma e ambiguidade, para dar outro relevo a esta comédia negra sobre o principal suspeito de um homicídio, ser igualmente o seu mais dedicado investigador. Num tom algo jocoso, o filme de Greg Motolla dá rédea solta ao talento do ator de Mad Men, e só podemos esperar o melhor. Humor, intriga, ação e algumas reviravoltas, serão a receita certa para nos entreter.
O equivalente no Cinema aos one-hit-wonders – bandas ou artista famosos por numa única canção – serão, porventura, aqueles filmes que partem de uma ideia genial mas que acabam por não fazer jus ao propósito inicial. FALL tem todos os condimentos para se enquadrar nessa classificação. Duas amigas decidem subir a uma gigantesca torre, GIGANTESCA MESMO!, onde, como seria expectável, as coisas vão dar para o torto. Grace Caroline Currey e Virginia Gardner são as protagonistas do filme de Scott Mann. Calafrios, suores frios, arrepios e alguma dose de condescendência serão obrigatórios. E todos queremos saber o Porquê (delas terem subido) e o Como (tudo irá acabar). Até porque não é por a banda ter apenas uma música de sucesso que a deixamos de ouvir. Incessantemente!
A Comédia francesa será, por estes dias a aposta mais segura do Cinema. Não que sejam todos sucessos de bilheteira garantidos, mas porque é extremamente difícil não darmos o nosso tempo por bem empregue ao sair da sala de cinema. ON EST FAIT POUR S’ENTENDRE cumpre meticulosamente esse prognostico, ao juntar duas almas perdidas. Antoine descobre que tem um grave problema de audição que o tem conduzido aos mais distintos mal entendidos, condicionando tremendamente a sua vida amorosa. Claire é viúva e tem uma filha que ainda tenta superar o trauma da perda do pai. Eles moram no mesmo prédio e estão prestes a se conhecer.
Estará bem longe de ser a primeira comédia romântica abertamente homossexual, mas BROS não deixará de ser a primeira vez que um grande Estúdio norte-americano aposta forte numa história igual a qualquer outra, que neste caso até é sobre dois homens que se apaixonam. Mais ainda quando as comédias românticas têm estado repetidamente ausentes das Salas de Cinema. Nicholas Stoller realiza, num filme protagonizado por Billy Eichner e Luke Macfarlane.
Devotion – Uma História de Heróis, Ela Disse, Um Sonho em Paris e BROS – Uma História de Amor são distribuídos pela Cinemundo.
Black Panther – Wakanda para Sempre, Mundo Estranho, Vertigem Mortal e Confessa, Fletch são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Crimes do Futuro e Fomos Feitos um para o Outro são distribuídos pela PRIS Audiovisuais.