Passatempos

Home » News » Em março de 2023, nos Cinema portugueses…

Em março de 2023, nos Cinema portugueses…

O frio ainda aperta mas Março traz a certeza de uma primavera florida e repleta de alegrias, nas Salas de Cinema, e não só! Há filmes para todos os gostos e estilos, para todas as idades e convicções… cinematográficas. Aguenta coração!

O mês começa em plena forma, que o digam Michael B. Jordan e Jonathan Majors. Se o primeiro agarra agora as rédeas da trilogia, acumulando a função de realizador com a de protagonista, o segundo prossegue o seu mandamento de se tornar no “dono disto tudo”, juntando CREED III, a Quantumania e Devotion. Quem está igualmente de regresso é Tessa Thompson, neste novo combate pela felicidade, o orgulho e a superação. Boxe do bom, emoção ao rubro e a certeza que o entretenimento, do bom(!), está garantido.

Ainda assim o grande atrativo deste início da Primavera será, seguramente, o regresso de Keanu Reeves a JOHN WICK: CHAPTER IV. Ao quarto capítulo, Chad Stahelski promete desconstruir toda a hierarquia estabelecida nos anteriores episódios, levando o nosso protagonista até ao topo do “mundo”, assumindo que o rapaz consegue lá chegar inteiro. Mas o implacável assassínio não vem só. Para além de um novo cachorro, teremos Laurence Fishburne, Donnie Yen, Bill Skarsgård e, naturalmente, os recorrentes Ian McShane e Lance Reddick. Tiros, porradinha da velha, espadas e muita, mesmo muita, ação de altíssima qualidade!

Este mês há, também, espaço para super-heróis. SHAZAM!: FURY OF THE GODS faz regressar Zachary Levy ao herói mais divertido da DC Comics numa altura em que o futuro de todo o DCEU não podia ser mais incerto. Claro que David F. Sandberg não tem culpa nenhuma disso e junta Helen Mirren, Lucy Liu e Rachel Zegler ao improvável grupo de pseudo-adolescentes tornados super-heróis pelo mestre Shazam (Djimon Hounsou). Bom humor, ação, efeitos especiais, fantasia e a promessa de aparições surpresa por parte dos restantes membros da Justice League. Quem não gosta de um bom entretenimento!

Depois do terceiro, do quarto e do segundo capítulo, vamos agora para o sexto! SCREAM 6 será uma inacreditável improbabilidade estatística. Nos dias de hoje, não faltam sagas de terror com idêntico registo, mas quando em 1996, Wes Craven transformou Neve Campbell na protagonista da saga, estaria longe de imaginar que 27 anos depois chegaria o dia em que a saga estrearia um filme, o sexto, com outra atriz no principal papel. O filme promete ainda outras alterações. Nova Iorque passa a ser o cenário do slasher e um grupo de jovens atores (que transitam maioritariamente do quinto capítulo) prometem um novo rumo para a saga. Já Ghostface, esse não falha!

Deixemos por momentos as sequelas e sagas, para nos focarmos nos dramas premiados nesta temporada dos prémios que ainda falta estrear. Logo à partida o regresso e redenção de Brendan Fraser em THE WHALE. O outrora herói de filmes pipoca, como The Mummy atravessou um longuíssimo deserto até chocar de frente com Darren Aronofsky. O realizador de Black Swan e The Wrestler resgatou para o papel de um pai obeso que tenta reconciliar-se com a sua filha e os prémios têm-se acumulado… ao ponto de ser um dos principais candidatos ao Oscar de Melhor Ator Principal.

É um daqueles filmes que voou abaixo do radar mas que promete tornar-se num objeto de culto nos próximos anos. WOMEN TALKING é baseado numa incrível história verídica com pouco mais de 10 anos. O filme de Sarah Polley conta a história de uma comunidade religiosa em que as mulheres se remetem ao silêncio mesmo perante a maior das atrocidades… até que um grupo de mulheres decide promover um plebiscito para dar voz à sua revolta. Confrontadas com 3 opções, pela primeira vez as mulheres irão ditar o seu destino! O filme conta com os desempenhos de Rooney Mara, Claire Foy, Jessie Buckley e Frances McDormand.

Mantendo o mote, TILL é igualmente baseado numa história verídica, neste caso de uma mãe que lutou durante décadas para fazer justiça pelo seu filho, assassinado de forma violenta em 1955, no Mississippi. Com uma forte componente racial, o filme coloca o dedo na ferida de uma América profundamente discriminatória e vergonhosamente complacente com atos indescritíveis. O filme de Chinonye Chukwu conta com Danielle Deadwyler no principal papel, ela que tem amealhada prémios e nomeações este ano pelo seu poderoso desempenho do papel de Mamie Till-Mobley.

Mesmo tendo falhado a temporada dos prémios, o desempenho de Anna Kendrick em ALICE, DARLING tem recebido os maiores elogios. Atual e desconcertante o filme de Mary Nighy explora os limites de uma relação quando um namorado se torna de tal forma obsessivo ao ponto de magoar fisicamente, mas sobretudo, psicologicamente, a sua “amada”. O ponto de rutura acontece quando as duas melhores amigas de Alice a resgatam para um fim de semana de mulheres… que acaba por se tornar algo bem diferente! Thriller psicológico na sua verdadeira essência que faz equacionar a saúde mental e os dados irreversíveis que esta doença pode causar.

Culminado o mês com mais duas recomendações, bem mais ligeiras. DUNGEONS & DRAGONS: HONOR AMONG THIEVES é a adaptação à 7ª arte do renomeado jogo de tabuleiro com o mesmo nome. Há décadas que se fala desta possibilidade, que finalmente viu a luz escuridão da sala de cinema pela mão de John Francis Daley e Jonathan Goldstein (a dupla de Game Night e Vacation). O filme que, naturalmente, explora alguns dos muitos cenários do jogo, conta com a participação de Chris Pine, Michelle Rodriguez, Regé-Jean Page, Justice Smith e Hugh Grant e a promessa de um bom entretenimento recheado de ação, fantasia e diversão.

E, fechamos, com uma viagem com 65 milhões de anos! O filme de Scott Beck e Bryan Woods conta com Adam Driver no principal papel, nomeadamente o líder de uma expedição interplanetária que há 65 milhões de euros se despenhou no planeta Terra… povoado e dominado por dinossauros, um bocadinho mais assustadores e carnívoros do que o que estamos habituados nos “parques de diversão”. Com uma estética a lembrar Predator ou Alien, o filme promete ação e suspense a rodos, enquanto um Homem tenta sobreviver num planeta inóspito e salvar a sua tripulação.

A Baleia, Dangeons & Dragons: Honra entre Ladrões, Justiça para Emmett Till, A Voz das Mulheres e Gritos 6 são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Shazam! Fúria dos Deuses e Creed III são distribuídos pela Cinemundo.
John Wick: Capítulo 4 e Querida, Alice são distribuídos pela PRIS Audiovisuais.
65 é distribuído pela Big Picture Films.

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply