Em abril de 2023, nos Cinema portugueses…
Este mês temos um bocadinho de cada género para agradar a todos. É mais ou menos como as flores da primavera ou as estações no ano, num só dia. Cada um escolhe o que mais gosta. Nós ficamos por 8… grandes opções para este mês!
Começamos, literalmente, o mês com a mais recente adaptação de um videojogo à 7ª arte. Mas não é um “jogo” qualquer. THE SUPER MARIO BROS. MOVIE transporta para o Cinema uma das figuras míticas dos jogos de computador. Admirado por várias gerações, a figura central da Nintendo aventura-se no cinema de animação com uma viagem que promete agradar tanto os fãs da consola como os mais pequenotes que terão agora o primeiro contacto com a personagem. Pelo caminho o filme de Aaron Horvath e Michael Jelenic, diverte-se – e diverte-nos! – a relembrar todos os pequenos detalhes que ajudaram a tornar Mario e Luigi nesses figuras míticas da cultura pop nos últimos 40 anos. Temos os barris do Donkey Kong, os túneis e os pontos de interrogação da 64, os karts da Wii, os cenários da Switch e mil outros piscar de olhos que prometem agradar tanto aos pequenotes como aos mais crescidos.
Mas abril, conta ainda com o regresso de outra figura mítica sempre pronta para divertir e fazer sonhar as diferentes gerações de apreciadores de Cinema. Os intrépidos gauleses estão de volta ao Cinema – mais uma vez em imagem real – em ASTÉRIX ET OBÉLIX: L’EMPIRE DU MILIEU. Guillaume Canet volta a assumir as rédeas de realizador, assim como do seu principal protagonista, ao lado de Gilles Lellouche, para novas aventuras de encher o olho e o coração. E temos direito ao pacote completo. Os gauleses, os soldados romanos, Júlio César, Cleópatra, os fenícios, os piratas e os chineses. Nesta nova aventura original, a dupla viagem até à China para ajudar um imperatriz em apuros e reencontrar novos e velhos conhecidos. E é uma delícia, ver a forma como essas figuras míticas da nossa infância e juventude, ganha vida de forma plenamente satisfatória.
Alterando profundamente de registo, mas mantendo a nostalgia nos píncaros, AIR de Ben Affleck recupera a mítica história de como a Nike e um tal de Michael Jordan construíram um dos mais marcantes legados desportivos e comerciais dos últimos 50 anos! Com o próprio Ben Affleck e o nosso amigo de longuíssima data, Matt Damon, como protagonistas, o filme conta no elenco com Viola Davis, Jason Bateman, Chris Tucker ou Marlon Wayans. E assim se conta a história de como uma empresa em processo de afirmação e um jovem jogador de basquetebol se tornaram figuras incontornáveis do final do século passado e perpetuaram essa relação e mística bem para lá do desporto.
As comédias românticas tardam em recuperar o seu espaço nas sala de Cinema, apesar dos bons resultados alcançados quer nas plataformas de streaming quer no raros casos em que continuam a chegar ao escurinho do cinema. BEAUTIFUL DISASTER junta essa relevância aos gemidos e suspiros de uma falange de seguidores adolescentes e jovens adultos que, duvidas houvesse, continuam a ansiar por se rir e apaixonar (platonicamente, ok!) com a 7ª arte. Dylan Sprouse e Virginia Gardner formam a dupla de serviço que inevitavelmente irá arrancar as mais latejantes emoções de um público ávido por ver as suas histórias de amor e traição no Cinema. Claro que o jovem rebelde e a jovem indefesa já fazem parte do passado, pelo que hoje em dia as dúvidas e desafios do par romântico são moldados pelos tempos… o que não quererá dizer que o boy meets girl tenha assim um desenlace assim tão diferente do habitual!
Para coisas fora do normal recomendamos RENFIELD, nada mais, nada menos do que o ajudante pessoal do Drácula. Nicholas Hoult interpreta a personagem que dá título ao filme, enquanto que o lendário Nicolas Cage é o seu amo e senhor, nesta comédia de horrores, com muito humor negro à mistura. É sangue. Se a apresentação das personagens já deixa antever um pouco o que aí vem, os breves detalhes que se sabem da história são do mais dilacerador que se pode imaginar. Renfield tem por principal função encontrar sangue fresco para o seu mestre, na literal ascensão da palavra. E, só para ajudar à festa, está cansado e pretende demitir-se de funções o quanto antes! Chris McKay tem assim em mãos uma daquelas bombas relógio que tanto lhe pode garantir o jackpoot, como resvalar para o mais cruel desinteresse. Esperemos de tenha unhas para levar o filme a bom porto. Porque isto pode realmente vir a ser uma viagem do caraças!
Penélope Cruz está de regresso ao Cinema em L’IMMENSITÁ. O filme do italiano Emanuelle Crialese conta a história de um casal desavindo que mantém-se junto apenas pelo amor às crianças, no Itália efervescente em plenos anos 70. A maternidade e o papel da mulher como ser individual e autosuficiente ganham papel de destaque neste ensaio sobre as dúvidas e traumas de uma geração presa nos espartilhos da imoralidade e do preconceito de uma sociedade profundamente machista, prepotente e oca que assumia, sem desplanto, a sua parcialidade. E a trama adensa-se quando Adri, a filha mais velha do casal começa a questionar a sua própria natureza
Do preconceito de género, para o preconceito de raça. A alegoria proposta por Lázaro Ramos em MEDIDA PROVISÓRIA é tão simplória quanto alarmante pela sua proximidade como uma certa forma de “pensar”. Com Thaís Araújo, Alfred Enoch e Seu Jorge nos principais papéis, o filme explora as origens, consequências e ações de um governo brasileiro – num futuro próximo – que leva a cabo um processo de deportação dos afro-brasileiros para o seu país de “origem”, com o pretexto de ser uma medida provisória, facultativa e, a todos os níveis, bem intencionada. Mas, obviamente, ainda que a propaganda estatal tente por todos os meios legitimar o conceito, não será preciso muito para que o efeito, no terreno, resvale para o pior na natureza humana. Isto num país com um profundo trauma racial e social que perpetua nos nossos dias… mesmo sem a necessidade de qualquer alegoria cinematográfica. Para ferir suscetibilidades e desmistificar argumentos falaciosos e perigosos.
Mel Gibson é o cabeça de cartaz de ON THE LINE, um thriller de cortar a respiração. Mel interpreta Elvis um famoso locutor de rádio que é confrontado com um ouvinte que comete um hediondo crime ao mesmo tempo que relata os seus feitos em direto na rádio. Mas a situação ganha contornos mais sérios quando o agressor revela que o alvo é precisamente a família do próprio locutor. O francês Romuald Boulanger realiza, adaptando uma curta metragem da sua própria autoria, transformando-a num filme intenso e contundente. Falta apenas perceber se o argumento acompanha o espírito do filme. No elenco, para além do ator australiano, encontramos uma série de jovens valores que prometem dar luta ao veterano ator.
Astérix e Obélix: O Império do Meio, Beautiful Disaster – Um Desastre Maravilhoso e Rapto Em Direto são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Super Mario Bros. O Filme, Air e Renfield são distribuídos pela Cinemundo.
L’Immensità – Por Amor é distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Medida Provisória é distribuído pela Big Picture Films.