Em junho de 2023, nos Cinemas portugueses…
O Verão! 3 anos volvidos, voltámos aos blockbusters com cadência semanal. Se Maio entrou a toda a Velocidade com filmes de outra Galáxia e amores para todas as idades, o que dizer deste mês de junho…
O primeiro assalto pertence ao Cinema de animação. Depois do original ter encantado meio mundo e surpreendido o outro meio, eis que SPIDER-MAN: ACROSS THE SPIDERVERSE promete (muito) mais e (muito) melhor! Troca a equipa de realizadores mas mantêm-se Phil Lord e Chris Miller como responsáveis máximos de uma trilogia (o 3º capítulo está confirmado para 2024!) que irá marcar toda a História do Cinema de Animação e dos Super-heróis. Miles Morales, Spider-Gwen e o papá Peter Parker estão de regresso… e está MUITO LONGE de virem sozinhos.
Ao segundo assalto, outro regresso altamente aguardado. TRANSFORMERS: RISE OF THE BEASTS traz de volta Optimus Prime e os demais Autobots para novas aventuras intraterrestres. Depois dos elogios ao enquadramento temporal do spinoff encabeçado por Bumblebee, os Transformers voltam a recuar no tempo – desta vez para os anos 90 – para ganhar balanço para novos enredos. Do lado dos humanos encontramos Anthony Ramos, Dominique Fishback e Michael Kelly enquanto Steven Caple Jr. é, desta vez, o realizador de serviço. Efeitos especiais de eleição, leis da física inovadoras e entretenimento de arromba estão mais do que garantidos! O lendário Peter Cullen é, mais uma vez, a voz de Prime.
O mês continua com THE FLASH! Porém, ao contrário de avançar, Andy Muschietti, puxa a fita atrás e volta a baralhar TUDO, dando espaço (e tempo) para James Gunn reconstruir o DCEU. Isso não quer dizer que Ezra Miller não assuma pleno protagonismo e que Ben Affleck e outros veteranos da DC não dêm uma perninha nesta revitalização das adaptações da famosa BD à 7ª arte. Entretanto já não é segredo que Michael Keaton voltará a ser Batman, juntamente com o seu icónico Batmobile e que Sasha Calle será a nova Supergirl. Resta esperar para ver onde o filme nos leva e o perceber o seu impacto para os próximos anos/filmes.
O derradeiro assalto do mês é da responsabilidade do maior de todos. Harrison Ford veste pela 5ª e última vez a pele de Indiana Jones, o intrépido explorador com uma implacável tendência para se meter em sarilhos. James Mangold irá aos primórdios das aventuras de Indy recuperando velhos amigos e inimigos, numa derradeira tentativa para vermos INDIANA JONES reencontrar (AND) THE DIAL OF DESTINY. Ao seu lado encontraremos Phoebe Waller-Bridge e, se tudo correr pelo melhor, o futuro do franchise. Porque o chapéu e o chicote não podem simplesmente ficar guardados numa gaveta.
E voltamos ao início, i.e., ao cinema de animação. Mas não necessariamente para os mais pequenotes. RUBY GILLMAN, TEENAGE KRAKER segue um pouco a linha do icónico Shrek, quebrando dogmas e mitos para bem de um argumento imprevisível e um humor mais corrosivo. Ruby é um mítico ser do mar que vive entre os humanos, num mundo em que as sereias concentram atenções e sedução, apesar de serem bem mais falsas e perigosas do que o seu charme deixa antever. É neste universo invertido que se dará um novo duelo das profundezas do mar.
Aproveitamos o mote para aligeirar o ambiente. NO HARD FEELINGS marca o regresso de Jennifer Lawrence ao cinema mais ligeiro, numa comédia destinada ao público mais jovem. Nesta, uma jovem desempregada e com uma perigosa tendência para más opções, é contratada pelos pais hiper protetores e abastados de um adolescente introvertido, para fazer “sair o rapaz da casca”. Andrew Barth Feldman é o alvo das atrocidades de Lawrence, e tem a oportunidade de uma vida para despontar e abrir caminho para uma carreira na 7ª arte. Para isso basta deixar-se levar pela loucura… e sobreviver! Gene Stupnitsky (Good Boys) realiza.
Um tal de Robert De Niro tem, também, a oportunidade de deixar mais uma vez a sua marca numa comédia de costumes, baseada na vida real do comediante Sebastian Maniscalco. Maniscalco desempenha o papel do filho de De Niro, numa história próxima do primeiro fim de semana que os seus pai passaram junto da família da sua noiva. O choque de culturas e as diferenças sociais, económicas e geracionais entre um imigrante originário da Itália e um família de classe alta norte-americana dá pano para mangas para revisitarmos os dotes humorísticos do veterano ator. Com uma carreira recheada de sucessos, frequentemente num estilo bem mais sério, em ABOUT MY FATHER, De Niro diverte-se (e diverte-nos) como poucos, nesta nova (e longa) fase sua imensa carreira.
As comédias românticas continuam a reencontrar o seu espaço nas Salas de Cinema, desta vez com uma produção britânica. WHAT’S LOVE GOT TO DO WITH IT? traz Lilly James e Shazad Latif como cabeças de cartaz num bem humorado choque cultural e geracional na Inglaterra dos nossos dias. Os costumes de uma comunidade paquistanesa (e asiática, em geral) que obriga os seus jovens a seguir as tradições do seu país de origem e a relutância dos jovens tipicamente europeus em se comprometerem e confiar. No filme encontramos 2 amigos de longa data, eternos apaixonados, que se deparam com as inseguranças dela relativamente aos relacionamentos e a obrigação dele em prosseguir com o casamento arranjado pelos seus pais. Tem tudo para dar errado, certo?
EN LOS MÁRGENES é um retrato contemporâneo, pelo realizador argentino Juan Diego Botto, sobre um grupo interligados de cidadãos anónimos cujas vidas serão postas à prova durante 24h decisivas. Manifestações, planos de vida suspensos e imensa incerteza, marcam esse dia nevrálgico em que o destino de uns poucos é o problema de muitos. Filme mosaico conta nos principais papéis com Penélope Cruz, Luis Tosar, Aixa Villagrán e com o próprio Juan Diego Botto. Porque no Verão também há espaço para um outro Cinema.
Fechamos o mês com inimitável Wes Anderson. Num registo muito próprio onde pontificam cenários deliciosos e até ingénuos, um leque invejável de atores de primeira linha e um argumento mordaz, seco e suculento que nos leva até ASTEROID CITY. Das maiores improbabilidades nasce uma história tipicamente americana, repleta de óvnis deste e de outros mundos, que invariavelmente acabará por se revelar muito mais do que aquilo que seria perceptível à primeira vista. Para além dos habitués do Cinema de Anderson (Schwartzman, Swinton, Norton, Brody, Dafoe), surge na tela igualmente Scarlett Johansson, Tom Hanks, Margot Robbie e Steve Carell.
Transformers: O Despertar das Feras, Indiana Jones e o Marcador do Destino, Então… E O Amor? e Nas Margens são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
The Flash, Ruby – Kraken Adolescente e Asteroid City são distribuídos pela Cinemundo.
Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e Tudo na Boa são distribuídos pela Big Picture Films.
O Meu Pai é um Perigo é distribuído pela PRIS Audiovisuais.