“Cartas de Iwo Jima (Letters from Iwo Jima)” de Clint Eastwood
Lindo!
É o mínimo que se pode dizer a respeito deste filme!
Todas as palavras serão poucas para descrever este filme. Para além da sua beleza visual, há toda uma beleza interior, até mesmo mística, que acompanha todo o filme e o torna numa obra sem comparação. Com certeza que existirão filmes de maior qualidade mas poucos atingem a “beleza” filmada por Clint Eastwood.
Também marcante é o facto do realizador nos colocar a “torcer” pelos dois lados de uma mesma batalha. Sentimos a sua dor, a sua angústia, o seu desespero e a sua honra como se fosse a nossa. Em Flags of Our Fathers esperávamos que os americanos confirmassem rapidamente a sua superioridade bélica, neste desejamos que os japoneses de alguma forma consigam superar o inevitável.
Aí se traduz toda a beleza do filme. Já vimos aquela história, sabemos como vai acabar mas até ao último suspiro temos esperança. Por ventura não esperança que o desenlace seja outro mas sim, que esse desenlace seja o mais honroso possível.
Sem dúvida alguma que o realizador não nos decepcionou!
Torna-se igualmente obrigatório reconhecer o brilhante trabalho de Ken Watanabe que personifica na perfeição a liderança, o carisma e a honra do general Tadamichi Kuribayashi, responsável pela protecção da ilha de Iwo Jima, que soube até ao fim manter a sua integridade mesmo consciente do fim que o destino lhe tinha reservado.
Um verdadeiro clássico como só Clint Eastwood nos poderia oferecer!
Site Oficial
Trailer
Música (OUÇAM!)