“Sleepers – Sentimentos de Revolta” de Barry Levinson
Procurei muito, conjecturei várias hipóteses e acabei por escolher este filme.
Queria escrever sobre algo realmente diferente, sobre um filme que me tivesse marcado tanto na altura que o vi como ainda hoje. Finalmente encontrei o que procurava, Sleepers!
Acredito que poucos de vós o tenham visto apesar do nome do realizador Barry Levinson responsável pelo galardoado Rain Man – Encontro de Irmãos e da presença de alguns dos mais conceituados actores de Hollywood Robert de Niro, Dustin Hoffman, Kevin Bacon e de outros tantos aspirantes a estrelas Brad Pitt, Billy Crudup e Jason Patric.
No filme quatro amigos (representados na vida adulta por Pitt, Patric, Crudup e Ron Eldard) são sentenciados a um ano de prisão num Centro de Reabilitação Juvenil depois de uma brincadeira ter provocado consequências trágicas. Durante a sua clausura são brutalmente maltratados e sexualmente abusados pelos guardas da instituição, valendo-se apenas da sua amizade para atenuar o trauma por que passaram. Mais de uma década depois, uma série de eventos ira-lhes dar a oportunidade de se vingarem de todos os que os humilharam!
A história, baseada no controverso best-seller da autoria de Lorenzo Carcaterra, demonstra-nos que a amizade supera (quase) todos os males e que a vingança nem sempre é algo censurável.
É difícil ficar indiferente a este filme e não deixar de sentir revolta pelo sucedido mas não será a máxima olho por olho, dente por dente moralmente reprovável?
Vejam o trailer e depois não deixem de ver o filme.