“Dia de Surf/Surf’s Up” de Ash Brannon & Chris Buck
Por vezes, pequenas ideias transformam aquilo que seria um filme próprio para um lançamento directo em DVD, numa obra interessante e que justifica o preço do bilhete. Neste caso, a apresentação da história como um documentário-ficcional valoriza, e muito, o filme, mais não seja por torná-lo numa obra pouco comum, (pelo menos) quando falamos de cinema de animação.
O único senão, é que a aposta numa narrativa mais complexa, poderá afastar algum do público alvo (as crianças!) das salas de cinema. Pela amostra que pude observar na ante-estreia da versão portuguesa, esse “detalhe” pouco afectou os “pequenos cinéfilos” que não deixaram de vibrar com cada “manobra”!
Na Antevisão tive a oportunidade de apresentar o elenco da versão original, aproveito agora para referir os “tugas” que emprestam a voz à versão falada em Português: Tiago Castro (mais reconhecido como Crómio), Fernando Luís (Médico de Família, Inspector Max) e o inimitável, António Feio, asseguram as personagens principais. Porém, para os mais atentos, a grande relíquia da versão portuguesa é a presença de Mário Augusto, dando voz ao repórter de cinema que entrevista os protagonistas (parece-vos familiar?).
Quanto à história, o Campeonato do Mundo de Surf de Pinguins é o grande mote deste filme. Cody Maverick (Castro) é o novo aspirante a rei da modalidade e o centro das atenções do canal de TV que acompanha o campeonato, porém a sua inexperiência é posta à prova logo à chegada. Para se recompor necessitará da ajuda de Geek (Luís) e de Chicken Joe (Feio) dois surfistas e amigos com estilos muito próprios.
Para além de ser uma obra agradável para as crianças, o filme não deixa de ser um bom entretenimento para os mais crescidos, especialmente nestes dias mais quentes de Verão em que tudo que esteja relacionado com praia e mar é sempre bem vindo!