Passatempos

Home » Home Cinema » “Friday Night Lights” de Peter Berg

“Friday Night Lights” de Peter Berg


Com este filme completo a minha “trilogia pessoal” dedicada ao futebol americano. Depois de Invinsible e de We Are Marshall, apresento-vos Friday Night Lights, como não poderia deixar de ser, mais um filme baseado em factos verídicos e que resulta da adaptação de uma obra literária de grande sucesso, escrita por H.G. Bissinger.

Desta vez o enfoque está numa pequena cidade do Texas, Odessa, mais concretamente na sua principal equipa de futebol americano. No filme facilmente percebemos a intensidade com que todos, jogadores, treinadores e sobretudo pais e adeptos vivem a sua equipa, os Permian High Panthers. O único senão deste ambiente impressionante é que se trata “apenas” de uma equipa de high-school (equivalente ao nosso liceu), ou seja, com jogadores com menos de 18 anos.

No filme temos Billy Bob Thorton no papel de treinador dessa equipa que, em 1988, tinha a “obrigação” de ganhar o campeonato estadual, pelo menos do ponto de vista de TODOS os habitantes de Odessa. Qualquer outro resultado era rejeitado pela comunidade, a qual fazia da sua equipa e das noites de jogo (Friday Night) o principal, senão único, acontecimento relevante de toda uma cidade. No papel de jogadores temos, alguns jovens actores mais ou menos conhecidos, Jay Hernandez (Hostel, WTC), Lucas Black (protagonista do último The Fast and The Furious), Derek Luke (Glory Road) e Garrett Hedlund (Eragon).

Dos filmes que conpõem a esta “trilogia”, por ventura, este será aquele em que o conhecimento do jogo será mais benéfico, dado que muitos dos dilemas por que atravessam os protagonistos estão intimamente relacionados com a sua influência e o seu desempenho durante os jogos.

Ainda assim, não se deixem enganar, a verdadeira história retratada no filme tem muito mais a ver com a comunidade de uma pequena cidade do Texas, do que propriamente com os resultados da sua equipa.

Será que o momento alto da vida dos jovens de Odessa, Texas, é mesmo o seu último jogo de futebol americano? Vejam o filme e depois digam o que pensam!

Site Oficial
Trailer

Friday Night Lights – “Being Perfect”:

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply