Passatempos

Home » Estreias » “A Saga Twilight: Crepúsculo (The Twilight Saga: Twilight)” de Catherine Hardwicke

“A Saga Twilight: Crepúsculo (The Twilight Saga: Twilight)” de Catherine Hardwicke


O massivo sucesso nos EUA (e um pouco por todo o Mundo) quer do filme quer da série de livros que lhe deu origem, deixavam-me no mínimo desconfiado!

Não tenho nada contra adaptações à 7ª arte de grandes fenómenos literários mas seria suposto que tivesse ao menos ouvido falar, uma vez que fosse, dos livros!
Parece que agora estou irremediavelmente alienado dos fenómenos culturais, à escala global, que açambarcam os adolescentes (i.e., estou mesmo a ficar velho!).

Ultrapassado este pequeno dilema existencial, retomemos, então, o nosso rumo.

Twilight é o 1º capítulo de uma série que vem encantando (sobretudo) adolescentes um pouco por todo o Mundo, aproveitando a vaga no mundo da fantasia deixada em aberto pelo fim (em termos literários) da saga de Harry Potter.

Claro está que o Mundo criado por J.K. Rowling é apenas uma referência visto tratarem-se de obras bem distintas! Enquanto que o herói criado pela inglesa baseava-se sobretudo num mundo de fantasia, magia, ilusão e pré-adolescentes, a historia criada por Stephenie Meyer é bem mais real, madura, complexa.

É verdade que Edward Cullen (Robert Pattinson) e a sua família não deixam de ser vampiros mas o que está aqui em causa é muito mais a sua relação amorosa com a “humana” Bella Swan (Kristen Stewart), do que propriamente a exploração do seu mundo sombrio!
A forma como este “amor-proibido” nasce e é aceite (ou talvez não) por todos; os riscos e a insegurança a que estão sujeitos; a incerteza face ao seu futuro. Todas elas questões normais para quaisquer adolescentes, mas aqui adensadas pelas suas peculiares características.
No fundo, a história fala-nos de amor…

De forma arrojada e bastante delicada, a obra oferece-nos uma nova e refrescante visão sobre umas das mais temidas criaturas do imaginário fantasioso.
Para o efeito não será alheia a coragem da realizadora Catherine Hardwicke (que há 5 anos atrás surpreendeu meio mundo com Thirteen); a forma enigmática e apaixonada de interagir dos protagonistas (ao mesmo tempo que se vão tornando fenómenos à escala mundial, sobretudo entre as adolescentes); e todo o trabalho de recriação de um espaço/ambiente distinto e sombrio mas ao mesmo tempo bastante real!

Para os mais distraídos convém deixar, desde já, bem claro que a odisseia de Bella e Edward se prolonga ao longo de várias obras.

Neste Twilight temos a oportunidade de ver como tudo começou, de perceber quais as principais dúvidas de cada um (e não falo apenas dos 2 protagonistas) e de testemunhar as primeiras barreiras ultrapassadas.

Mesmo antes de estrear nos EUA já estavam em preparação as inevitáveis sequelas, demonstrando plena confiança que o sucesso filme seja idêntico, ou mesmo superior, ao dos livros.

Honestamente fiquei convencido …
… venham lá os próximos capítulos!

Site Oficial
Teaser 1
Trailer Pt
Trailer 2

Heróis?

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply