Home » Home Cinema » “Comme un Chef (O Chef)” de Daniel Cohen

“Comme un Chef (O Chef)” de Daniel Cohen


Se há coisa que nunca percebi muito bem é quem autoriza que certos filmes estejam disponíveis nas viagens de longo curso da TAP, antes de chegarem às salas nacionais.
Não é que queira apresentar queixa ou algo do género – bem jeito me deu! – mas faz-me um pouco de confusão ver um filme no avião (de forma perfeitamente legal) antes mesmo dele estrear no nosso país.

Dito isto, e mesmo tendo em conta que o filme não cumpriu a anunciada data de estreia em Portugal, 11 Outubro 2012, avançamos com o comentário.

O cinema francês tem alcançado imenso sucesso nos últimos anos – que se tem evidenciado pelo aumento significativo dos filmes francófonos a estrear no nosso país – não olhando ao género. Dramas, comédias, filmes de acção ou históricos, de tudo um pouco tem chegado ao nosso país!

Comme un Chef é uma comédia actual que lembra a momentos o original Le Dîner de Cons, por exemplo, pela sua simplicidade mas, também, pela subtileza com que aborda temas correntes de pessoas… normais!

Aqui temos Jean Reno, num papel ligeiro a que não estamos muito acostumados por cá e Michaël Youn (actor que desconhecia por completo, confesso) como seu parceiro de aventuras. É, então, em redor destes dois antagonistas que se desenrola uma comédia suculenta que tem o mundo da culinária e das estrelas Michellin como ponto central.

Alexandre Lagarde (Reno) é um conceituado chef de cozinha, senhor de um temperamento à altura, que vem sendo pressionar pela administração do restaurante com o seu nome a adaptar-se aos novos tempos e às novas tendências da boa comida. Apesar (ou consequência) da sua fama, a vida familiar de Lagarde é tão precária quanto a da maioria dos workaholics.
Por seu turno, Jacky Bonnot (Youn) é um romântico aspirante a chef, com extrema dificuldade em encontrar o lugar certo para demonstrar todo o seu virtuosismo… para além de ser um fiel admirador do “velho” Lagarde.
O acaso irá juntá-los atrás da mesma banca de cozinha e, ao contrário do esperado, um encontrará no outro a resposta aos seus maiores dilemas.

Sempre num tom bem humorado e sincero, o filme leva-nos numa viagem através do quotidiano parisiense de dois indivíduos perfeitamente normais e… sui generis. A haute cuisine é apenas o mote para um bom entretenimento e uma boa dose de gargalhadas.
Neste aspecto destaca-se a química evidenciada entre os dois protagonistas, especialmente fruto da capacidade de Reno em transformar o seu ar mais austero num óptimo catalisador para alguns momentos bem divertidos.

Em poucas palavras pode-se resumir, no filme ideal para se ver num avião.
Descontraí, diverte mas não deixa de fazer valer a sua perspectiva sobre a sociedade actual!

Um filme que merece chegar às salas de cinema nacionais e que com a devida divulgação, estamos certos, justificaria plenamente o investimento!

A ver vamos o que sucede…

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: