Passatempos

Home » Estreias » “O Quinto Poder (The Fifth Estate)” de Bill Condon

“O Quinto Poder (The Fifth Estate)” de Bill Condon


Os mais jovens associarão o nome de Bill Condon ao díptico final da série Twilight… com as inevitáveis consequências.

Porém, o realizador e argumentista norte-americano já ganhou um Oscar® – Melhor Argumento Adaptado por Gods and Monsters – e tem outra nomeação (ao mesmo prémio) por Chicago. De qualquer formas as melhores memórias que temos dele é mesmo de Dreamgirls… numa altura em que poucos conheciam Bella e Edward.

Percebe-se que há indiscutivelmente talento da cadeira de realizador. Faltava saber se os restante componentes estariam à altura do desafio.

Benedict Cumberbatch, o vilão da sequela de Star Trek e o herói Sherlock da TV será, muito provavelmente, o ator do momento (pelo menos em terras de Sua Majestade) enquanto que o espano-alemão Daniel Brühl é cada vez mais um ator de referência.

A História, essa não podia ser mais aliciante. O Wikileaks é uma marca(?) mais do que suficiente para fazer as cabeças de todos nós rolar. Indiscutivelmente a organização não governamental ou económica mais poderosa do Mundo, a “agência noticiosa” seria um rebuçado demasiado aliciante para deixar qualquer cinéfilo indiferente.

Os astros estavam alinhados, as cartas todas nas mesa e o sol brilhava para todos.
Bem, pelo menos seria essa a expetativa. No entanto, o argumento deste The Fifth Estate resulta da adaptação de um livro autobiográfico de Daniel Berg, um dos principais parceiros (e mais tarde detratores) de Julian Assange na sua empreitada pela justiça e verdade social. Com isso acabamos com uma versão demasiado parcial da (verdadeira) relação entre Daniel e Julian.

Enquanto o filme acompanha o enorme trabalho levado a cabo pelo wikileaks e o seu impato no mundo da informação e da política internacional, não há nada a apontar. Os dois protagonistas, Daniel e Benedict (Berg e Assange, respetivamente) são irrepreensíveis na construção de duas personagens realmente extraordinárias… e igualmente explosivas. Até que cada um segue o seu caminho e começa-se a “lavar demasiada roupa suja”!

O retrato da nossa atualidade é perturbante. Através da câmara de Condon e dos registos desse site revolucionário, conhecemos um pouco melhor a realidade dura e crua que nos é sonegada, para nosso espanto e desconforto. Esquecendo as intrigas pessoais, The Fifth Estate é um retrato preciso desse Quinto Poder que tarda em fazer-se sentir!

Seria assim tão complicado obter uma versão imparcial dos fatos… afinal não é esse exatamente o propósito do wikileaks, a objetividade?

Não foi mau… mas queríamos muito mais!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply