Passatempos

Home » Estreias » “Agentes Universitários (22 Jump Street)” Phil Lord e Christopher Miller

“Agentes Universitários (22 Jump Street)” Phil Lord e Christopher Miller


The Lego Movie.
Por mais estranho e improvável que possa parecer, para além de assinarem a realização de 21 Jump Street e desta sua sequela, Phil Lord e Chris Miller são, igualmente, os responsáveis pela brilhante estreia das figurinhas da Lego® no cinema.

Melhor filme de Animação e Melhor Comédia (norte-americana) do Ano, não sei se será inédito mas, no mínimo, não é para todos!

Depois do tremendo sucesso de 21 Jump Street, era apenas uma questão de tempo até Jonah Hill e Channing Tatum voltarem a infiltrarem-se no universo estudantil. E o mínimo que se pode dizer é que a química entre os dois é realmente proporcional ao talento de ambos.

Percebe-se – ao fim de 5 minutos – o imenso gozo que lhes deu fazer este filme, tal a cumplicidade e empatia demonstrada. E nós rimos à gargalhada durante a maior parte do tempo.
Encaixando com mestria no papel de intelectual desajeitado (Hill) e voluntarioso calhau (Tatum), a complementaridade que o filme explora acaba por funcionar em pleno, alternando momentos mais sérios com outros totalmente tresloucados. E depois, lá pelo meio, há aquela cereja no topo do bolo… o momento em que Jenko confronta o Cap. Dickson sobre conhecida actividade sexual de Schmidt!

E assim, alternando momentos de humor de grande qualidade (e um ou outro menos conseguidos) com uma pitada de policial, a dupla evolui em grande estilo, para nosso deleite. Quando se aventou da possibilidade dos 2 atores recuperarem (para a 7ª arte) a modesta série de TV que deu a conhecer ao mundo Johnny Depp, poucos terão antecipado tamanha empatia. E há segunda oportunidade, ficamos encantados.

Após o sucesso da sua operação anterior, o grupo de agentes infiltrados liderados pelo Cap. Dickson (Ice Cube) tem luz verde para prosseguir com novas investigações. No entanto, o sucesso é efémero e perante a futilidade das suas operações Jenko (Tatum) e Schmidt (Hill) são novamente enviados para o mundo académico – desta vez a universidade – para investigarem um estranho caso de overdose. E se pensávamos que já tínhamos visto tudo, nada nos pode preparar para o que se segue!

Mesmo não conseguindo esconder que o filme tem os seus episódios demasiado americanos (i.e. no limite do bom gosto e da pertinência), no cômputo geral ficam ótimas memórias deste duplo ensaio. Sim, porque para o bem e para o mal dificilmente voltaremos à Jump Street. As ideias até existem (é só confirmar no genérico final) mas algo me diz que não será fácil voltar a encontrar uma história que o justifique.

Ainda assim não será, certamente, a última vez que vemos Jonah e Channing partilhar o protagonismo num filme (comédia ou até em algo mais sério). É que os rapazes funcionam mesmo muito bem juntos.

Em suma, se “rir é o melhor remédio”, então não há doença que nos pegue este Verão!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

  1. Anônimo diz:

    Olá CS,

    Sou leitor do Doces ou Salgadas? e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema – o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total – assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Doces ou Salgadas?.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Doces ou Salgadas?.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    http://www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

Leave a Reply

%d bloggers like this: