Home » Estreias » “Belleville Cop: O Super Agente (Le Flic de Belleville)” de Rachid Bouchareb

“Belleville Cop: O Super Agente (Le Flic de Belleville)” de Rachid Bouchareb

Há vários anos que se tem vindo a falar da possibilidade de recuperar as sagas de grande sucesso dos anos 80, Beverly Hills Cop 48 Hours, ambas protagonizadas por um Eddie Murphy em início de carreira.

Não sei em que ponto está o processo mas eu contratava o francês Omar Sy para protagonizar qualquer uma delas!
…deve ter sido, mais ou menos, este o raciocício dos produtores deste Le Flic de Belleville!

Sy tem a presença, o espírito e a graça para se tornar numa estrela à escala mundial, com a comédias de ação como imagem de marca. O único senão (do ponto de vista totalmente xenófobo mas, por ventura, comercialmente realista) é ser francês… e não norte-americano.

Dessa forma, restou ao realizador francês Rachid Bouchareb “inventar” este Le Flic de Belleville.

Trazer Sy para os Estados Unidos foi o primeiro passo. O segundo foi juntá-lo com Luis Guzmán. O inconvencional buddy cop movie pode ter um enredo sufrível, recheado de preconceitos, ideias gastas e um desenlace pobrezinho mas nos entretantos tem muita piada e um protagonista em grande forma.

Omar Sy e o seu Baaba parecem literalmente “em casa” em Miami. As alusões a Miami Vice são naturais – e recorrentes no próprio filme – e está marcado o tom. O polícia parisiense está a investigar o homicídio do seu melhor amigo de infancia, também ele polícia, entretanto radicado nos EUA. Para o acompanhar é destacado o detetive(!!) Ricardo Garcia (Guzmán) um policial “à moda antiga” a atravessar um momento difícil da sua carreira.

O enredo não é, naturalmente, para ser levado muito a sério. É puro entretenimento disfarçado de filme de detetives, em que a cidade, as personagens e os esteriótipos se conjugam para nos divertir… e lançar Omar Sy no mercado internacional norte-americano. Nesse sentido o “duelo” com Guzmán funciona em pleno. Também, ele a interpretar uma personagem recheada de déjà vu‘s mas com o espírito certo para levar o filme a bom porto.

É aquele cinema sem grandes ambições, elevações ou manias. Cinema descontraído que diverte e entretém q.b. o espetador.
E sabe tão bem… de vez em quando.

   
Site
Trailer

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: