Em fevereiro de 2023, nos Cinemas portugueses…
Voltamos aos nossos destaques, em plena temporada dos prémios. Mas não só de Oscars vive este mês de fevereiro. Aliás…
O mês marca o regresso da Marvel às luzes da ribalta. E se Wakanda Forever juntava a emoção aos super-heróis em construção, ANT-MAN AND THE WASP: QUANTUMANIA explora o lado mais sério da mais bem humorada personagem dos Avengers, ao mesmo tempo que nos apresenta o novo super-vilão do MCU. Paul Rudd e Evangeline Lilly irão deparar-se com Jonathan Majors… e uma nova Phase está prestes a despontar. Peyton Reed volta a realizar e o futuro é risonho!
Bem, mas se estamos a falar de prémios temos, obrigatoriamente, de viajar até à Irlanda para conhecer os ex-melhores amigos Collin Farrell e Brendan Gleeson em THE BANSHEES OF INISHERIN. Martin McDonagh (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri) volta a trabalhar com a esta fantástica dupla de atores irlandeses 15 anos depois de In Bruges e o resultado vem rotulado de arrebatador. A história parece simples, mas o desenlace promete ser extraordinário! Pelo caminho vamos vivenciando o quotidiano de uma típica vila irlandesa, até…
Voltamos a saltar para o Cinema de entretenimento, mas mas carregado e assustador. M. Night Shyamalan assina aquele que vem sendo anunciado como o seu melhor registo dos últimos anos. KNOCK AT THE CABIN explora a incomensurável questão colocada por 4 estranhos a um casal e à sua pequena filha, obrigados a escolher qual deles irá salvar a humanidade do seu extermínio. Dave Bautista, Nikki Amuka-Bird Rupert Grint e Abby Quinn formam o quarteto mais assustador deste início do ano, e só podemos esperar por (mais) um momento mágico do “ilusionista” de Philadelphia!
TÁR volta a demonstrar o enormíssimo talento de Cate Blanchett, naquele que vem rotulado como um dos maiores desempenhos do ano. A vencedora de dois Oscars interpreta a lendária maestra alemã, Lydia Tár num retrato vívido e eletrizante de um dos nomes maiores da música clássica e uma das primeiras mulheres a assumir a direção de um orquestra nacional. Todd Field (In the Bedroom) volta às luzes da ribalta 16 anos depois de Little Children e logo com a tripla nomeação ao Oscar de Melhor Filme, Realizador e Argumentista.
Voltamos a alternar de registo, desta vez com algo mais sensual e apimentado. Steven Soderbergh e Channing Tatum fecham a trilogia com MAGIC MIKE’S LAST DANCE num novo filme de perder o fôlego. Neste novo desafio Salma Hayek veste a pele de mentora, musa e produtora do espetáculo do West End que pretende acabar de uma vez por todas com preconceitos e misoginias. A história de perseverança e superação acompanha o enredo do filme, mesmo que todas as atenções estejam centradas nos dotes dançarinos (e não só) dos moços musculados! Entretenimento em estado puro.
A temporada dos Oscars de 2023 ficará na memória de todos nós, inevitavelmente, pela nomeação de ICE MERCHANTS de João Gonzalez para o prémio de Melhor Curta-Metragem de Animação. A história de pai e filho que saltão de paraquedas todos os dias para vender o gelo que coletam nas montanhas onde habitam é a primeira produção portuguesa – neste caso em co-parceria com o Reino Unido e França – a ser nomeada aos Oscars e, pela amostra, tem a magia da linguagem universal que encanta miúdos e graúdos…. nas Salas de Cinema portuguesas!
Voltamos a diversificar estilos, desta vez com o suspense e a tecnologia de MISSING, a pseudo-sequela do fenómeno de 2018, Searching. Tirando mais uma vez partido da omnipresença da tecnologia nas nossas vidas, a diferença é que agora, no filme de Nicholas D. Johnson e Will Merrick, é a filha a procurar pela mãe, através do seu rasto digital. Reconhecendo e de certa forma homenageando o seu antecessor, o filme explora novos caminhos e soluções na vastidão que se tornou a nossa pegada digital, mais uma vez fazendo transparecer a totalidade da narrativa pelos olhos dos nossos equipamentos eletrónicos.
O veterano Bill Nighy alcança a sua primeira nomeação aos Oscars com LIVING, o filme de Oliver Hermanus sobre um homem que perante a fatalidade da vida, decide abandonar convenções e hábitos sagradamente repetidos, nomeadamente o casa-trabalho-caso, para experienciar a vida de forma totalmente imprevisível. A obra do lendário Leo Tolstoy já foi anteriormente adaptada ao cinema pelo mestre Akira Kurosawa, tendo agora direito a uma versão inglesa que explora, tal como o seus antecessores, o verdadeiro sentido da vida de viver!
É um daqueles filmes que desperta alma e coração. STARS AT NOON é um thriller apaixonante, envolto em mistério e atração física entre uma jornalista norte-americana e um agente inglês que se vêm enrolados com a tensão militar e política da América Central. As estrelas em ascensão Margaret Qualley e Joe Alwyn formam este tórrido par de insuspeitos indivíduos com contatos pouco recomendáveis, numa Nicarágua recheada de perigos e interesses conflituosos. A conceituadíssima realizadora francesa, Claire Denis, realiza.
Fechamos o mês a toda a velocidade. O talentoso e omnipresente Frank Grilo interpreta Ferruccio LAMBORGHINI: THE MAN BEHIND THE LEGEND, neste biopic sobre o lendário construtor de automóveis, criador de uma das mais lendárias marcas de automóveis. Os seus duelos com a Ferrari, o seu percurso ímpar e os seus dissabores amorosos e profissionais, dão o mote para a obra de Bobby Moresco. O filme conta ainda com Mira Sorvino e Grabiel Byrne, no papel de Enzo Ferrari.
Os Espíritos de Inisherin, Viver, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e Lamborghini: O Homem Por Detrás da Lenda são distribuídos pela NOS Audiovisuais.
Tár, Batem à Porta, Magic Mike – A Última Dança e Ice Merchants são distribuídos pela Cinemundo.
Stars at Noon – Paixão Misteriosa é distribuído pela PRIS Audiovisuais.
Missing – Desaparecida é distribuído pela Big Picture Films.