Home » Os Clássicos » “Gosford Park” de Robert Altman

“Gosford Park” de Robert Altman


Não foi fácil escolher qual o primeiro filme a abordar na temática “Os Clássicos”, tal a variedade de filmes que marcaram a minha vida cinematográfica nos últimos 10 a 15 anos.

Porém, o falecimento de Robert Altman (a 21.11.2006) mais que justifica que a escolha recaia sobre Gosford Park, um dos seus filmes mais recentes e consensualmente reconhecidos que, à sua maneira, me encantou profundamente.

Para os cinéfilos da minha geração Robert Altman sempre foi um realizador reconhecido, não querendo isso dizer que cada filme seu fosse aguardado com muita expectativa, já que os seus filmes mais conceituados tinham sido realizados antes do meu nascimento.

Assim, a intriga, o suspense e a sátira de costumes que preenche todo o filme representaram uma agradável surpresa que em muito ultrapassou as expectativas mais optimistas que poderia ter à partida.
Para além disso, um elenco de actores credíveis, alguns já bastante conceituados (Maggie Smith, Helen Mirren e Kristin Scott Thomas) e outros ainda em início de carreira (casos de Ryan Phillippe e de Emily Watson) transmitem uma autenticidade e criatividade ímpar ao filme.

Ainda assim, o principal elemento do filme é, sem dúvida nenhuma, o seu argumento único e fascinante que prende a nossa atenção desde o primeiro momento até ao twist final, e que valeu, inclusive, a Julian Fellowes, um Oscar de Melhor Argumento Original.

A ver ou rever.

Trailer
IMDB

About

Já vão 10 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: