“Glory Road” de James Gartner
Há muito que tinha ouvido falar neste filme mas como não estreou nos cinemas nacionais (mais uma daquelas decisões que nos deixam perplexos face a alguns filmes de qualidade mais que duvidosa que estreiam todas as semanas no nosso país) acabou por cair no esquecimento. Recentemente tive a oportunidade de o ver e fiquei deslumbrado com a sua história.
Muitos poderão dizer que se trata apenas de um filme sobre basket e que por isso interessa apenas a uma pequena minoria.
Puro engano!
O filme retrata a história real da primeira equipa no basquetebol universitário norte-americano que disputou o jogo da final apenas com jogadores da raça negra.
Nos dias de hoje poderá parecer um facto banal mas, em 1966, a História era bem diferente!
Per si não é uma obra-prima, a presença de Josh Lucas (Poseidon, Stealth – Ameaça Silenciosa) no papel do treinador Don Haskins, não é suficiente para atrair muito público mas a história contada no filme vale a pena ser conhecida ou revisitada por todos nós.
Os mais aficionados podem ver abaixo algumas imagens do jogo da final retratado no filme. Podem, também, consultar aqui a estatística desse jogo.