Passatempos Online

Home » Home Cinema » “We Are Marshall” de McG

“We Are Marshall” de McG


Coincidência, ou talvez não, o filme de que vos falo hoje na rubrica Home Cinema, é novamente baseado numa história real que tem como pano de fundo o futebol-americano, ainda que, desta vez, o seu teor seja bem mais dramático.

Confesso que tenho uma atracção especial por filmes baseados em factos verídicos (ainda que alguns pouco devam à realidade) e, em especial, quando a história é passada no mundo do desporto, seja em que modalidade ou parte do Mundo for.

Este We Are Marshall, é mais um daqueles casos em que a ausência das nossas salas de cinema só pode ser explicada pela miopia dos distribuidores nacionais (Futebol Americano = Direct to DVD). Porém, aqueles que se derem ao “inconveniente” de ver o filme, poderão constatar que os temas que aborda fogem bastante ao típico filme sobre um marco desportivo!

A justificar ainda mais a sua visualização temos um elenco composto por Matthew McConaughey (Sahara, Como Despachar um Encalhado/Failure to Lunch) Matthew Fox (protagonista da série de TV Lost), David Strathairn (Good Night and, Good Luck) e Anthony Mackie (protagonista de Ela Odeia-me/She Hate Me de Spike Lee).

Até ao fatídico dia 14 de Novembro de 1970, Marshall University era apenas mais um dos muitos programas de futebol-americano universitário que inundava a pequena cidade de Huntington, West Virginia, de alegrias e tristezas consoante os seus resultados desportivos. Nessa noite, a queda do avião que transportava a equipa, staff técnico, jornalistas e alguns fãs, alterou drasticamente o dia-a-dia da comunidade.

Perante o trágico acidente parecia inevitável que o presidente da universidade (Strathairn) encerrasse o programa da equipa de futebol-americano. Contudo no ano seguinte, liderados pelo jovem treinador, Jack Lengyel (McConaughey) a equipa foi reconstruída praticamente das cinzas, contando apenas com um dos adjuntos da antiga equipa técnica (Fox) que não tinha embarcado no fatídico avião e com alguns jogadores que não tinham participado no último jogo da equipa.

Mais do que um filme sobre desporto, esta é uma história de como uma sociedade e os seus líderes lidaram perante um tragédia que todos abalou.

Não será fácil ficar indiferente a uma história como esta, só é pena que não tenhamos a oportunidade de vê-la no grande ecrã.

Site Oficial
Trailer

Memorial às vítimas do acidente:

Spring Hill Cemetery in Huntington, West Virginia

Leave a Reply

%d bloggers like this: