Passatempos Online

Home » Home Cinema » “El Laberinto del Fauno” de Guillermo del Toro

“El Laberinto del Fauno” de Guillermo del Toro


Este filme era, sem dúvida alguma, uma das principais falhas deste blog!
Apesar das 3 estatuetas que recebeu na última cerimónia dos Oscars (e dos inúmeros prémios obtidos um pouco por todo o Mundo) e depois de ter constado como Destaque da Semana, por uma razão ou por outra, acabei por não ter o prazer de o ver nas salas de cinema.
A partir de hoje posso dormir descansado!

Nos estretantos, as expectativas acumuladas, faziam-me antever um filme diferente, no final senti-me, de certa forma, traído! O filme é muito bom mas não é nada daquilo que esperava. O (incessantemente publicitado) Conto de Fadas para Adultos, é na realidade um retracto poderoso da luta contra o fascismo numa Espanha do pós-Guerra Civil, condimentado por um Mundo de Fantasia que ajuda uma menina a ultrapassar as injustiças do mundo dos Humanos.

Mais do que um realizador de qualidade, Guillermo del Toro, destaca-se pela imaginação e coragem em apresentar uma história irreverente, a meu ver sem comparação no cinema actual. Sem querer assustar, mas também sem querer proteger os espectadores, o filme apresenta um mundo fantástico mas ao mesmo tempo belo e inocente, no qual a jovem Ofélia (brilhante desempenho da espanhola Ivana Baquero) mergulha para fugir ao mundo que não (a) compreende.

Fora desse Conto de Fadas encontramos uma Espanha, no final da Guerra-Civil (e consequentemente da II Guerra-Mundial), ainda dominada pelo regime fascista. Esse regime é representado no filme através do Capitán Vilar (que dizer do trabalho de Sergi Lopez!), padrasto da pequena Ofélia, cujos ideais passam por erradicar do “seu” país, todos aqueles que não apoiem o regime instituído, mesmo que para isso seja necessário atraiçoar, torturar ou matar os seus opositores e quem mais se atravessar no seu caminho.

O cinema mexicano está certamente de parabéns! Pela sua diversidade, criatividade e coragem, apresentando, num mesmo ano, filmes tão dispares como Babel, Children of Men e este El Laberinto del Fauno!

Oxalá, um dia, nós portugueses nos possamos orgulhar de um feito idêntico!

Site Oficial
Teaser
Trailer

Para embalar:

Comments

Leave a Reply

%d bloggers like this: