Passatempos

Home » Estreias » “O Reino (The Kingdom)” de Peter Berg

“O Reino (The Kingdom)” de Peter Berg


Será exagerado comparar este The Kingdom a Munich (obra maior de Steven Spielberg) porém, há um ponto em comum que une as duas histórias e que no fundo ajuda a perceber muitos dos conflitos que subsistem nos nossos dias: a Vingança!

A máxima olho por olho, dente por dente, magnificamente retratado por Spielberg na sua visão dos factos ocorridos após o atentado do Sendero Vermelho durante os Jogos Olímpicos de Munique em 1972 (nomeadamente a perseguição efectuada pelos S.S. Israelitas aos perpetuadores do referido atentado), volta a ser o foco central deste filme, cronologicamente situado cerca de 30 anos após esta factídica data.

Claro que Peter Berg está longe de ser Spielberg e o filme aposta muito mais na acção e em cenas explosivas do que propriamente na reflexão sobre a natureza humana, no entanto, tanto no início como no final do filme, é evidente a sua preocupação em expor um pouco mais, em deixar o seu testemunho.

Tendo como pano de fundo acontecimentos verídicos, os atentados levados a cabo contra cidadãos norte-americanos na Arábia Saudita no inícios deste século, o filme acompanha 4 agentes do FBI que se aventuram em solo Saudita em busca dos responsáveis deste hediondo crime. Movidos por um sentimento de “justiça” mas também por uma cruel sede de vingança, os agentes terão que se adaptar rapidamente a uma sociedade e a um clima muito diferente do seu, de forma a conseguirem completar a sua missão.

Para além da sua mensagem universal e das cenas de acção bem conseguidas, o filme vale ainda pela presença de actores como Jamie Foxx (Dreamgirls, Miami Vice), Jennifer Gardner (da série Alias), Chris Cooper (Breach) e Jason Bateman, no papel dos 4 agentes destacados para o terreno.

Li algures que o filme seria um cruzamento entre Syriana e a série CSI.
Parece-me ligeiramente redutor mas … gostei!

É intenso, esclarecedor, angustiante, alarmante e cativante.
Nada mal para menos de 2h de filme!

Site Oficial
Teaser
Trailer 1
Trailer 2

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

  1. E se Michael Mann, tivesse realizado como era suposto, seria um filmaço ainda melhor!

    cumprimentos cinéfilos

Leave a Reply