Home » Estreias » “O Acontecimento/The Happening” de M. Night Shyamalan

“O Acontecimento/The Happening” de M. Night Shyamalan


Primeiro SENTIMOS o génio de Shyamalan.
Depois observamos os primeiros SINAIS de que o seu talento não era eterno.
Agora ACONTECEU o verdadeiro desastre!!

Na altura em que muitos acusavam o realizador indiano de narcisismo e de falta de ideias, sempre defendi que o talento estava lá (ver Antevisão). Podiamos por vezes discordar do seu estilo, do seu raciocínio ou da sua escrita mas no final tinhamos de concordar que ele era diferente.

Agora, quer me parecer que Shyamalan terá bastantes dificuldades em financeira e depois “vender” os seus próximos projectos.
Uma máxima do marketing ensina-nos que nunca devemos (tentar) enganar o consumidor. Num primeiro momento podemos lucrar com isso mas a longo prazo estaremos na… falência!
A meu ver desta vez Shyamalan “comprou” inimigos a mais nesta guerra e, embora não querendo parecer fatalista, parece-me que dificilmente se recuperará!

No meio deste turbilhão temos Mark Wahlberg a demosntrar que os seus dias dos New Kids on the Block são uma mera visão do seu passado e a confirmar que a nomeação aos Oscars de 2006 não foi obra do acaso. O talento está lá e perante um filme sem grande interesse acaba por ser o único ponto mais brilhante.

Justiça seja feito os primeiros 15-20 minutos do filme são muito bons. A forma explícita como Shyamalan nos apresenta o seu Acontecimento é de facto arrepiante. Todavia, a partir daí o filme remete-se a uma série de lugares comuns do cinema de suspense e terror (psicológico) sem a mínima preocupação em apresentar algo de realmente inovador e deslumbrante.

Bem sei que quando as expectativas são muito altas, o espectador pode facilmente decepcionar-se. Talvez se este The Happening se tratasse da 1ª obra de Shyamalan fosse aceite como um filme interessante, hoje não passa de mero exercício de masoquismo.

Felizmente não paguei para ver o filme.
Será preciso dizer mais?

Site Oficial
Teaser
Trailer
Trailer 2

NOTA: Estive indeciso, até ao último momento, sobre qual seria o filme a colocar como destaque da semana. Já corrigi o equívoco!

About

Já vão 12 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Pub

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: