“Grande Moca, Meu – A Fuga/Harold and Kumar Escape From Guantanamo Bay” de Jon Hurwitz e Hayden Schlossberg
Faz parte da minha educação o dito popular “A cavalo dado não se olha o dente”.
Vai daí quando se ganha/tem convites para ir ao cinema, só nos resta uma solução, perguntar a hora e o local!
Para ser completamente honesto, devo dizer que desta vez, mesmo sendo de graça, tive alguma dificuldade em entrar na sala de cinema.
… lá alguma razão deveria de ter!
(In)felizmente não tinha assistido ao primeiro capítulo desta dupla indescritível. Harold (John Cho) de descendência asiática é o rapaz consciente que apenas quer apanhar o avião até Amesterdão para estar com a sua namorada enquanto que Kumar (Kal Penn) é um desavergonhado cara-de-pau sempre pronto para se meter em confusões.
De peripécia em peripécia, algumas mais parecem sair de um qualquer programa de sketchs cómicos, tal a falta de ligação e coerência que demonstram com o resto do filme, os dois amigos acabam por escapar da mítica prisão de Guantanamo Bay e por fazer uma road-trip pelo sul dos EUA.
A momentos ficamos com a sensação que o filme vai tornar-se em algo mais sério e transformar-se numa sátira equilibrada tendo por alvo alguns dos mais profundos dogmas da sociedade norte-americana mas rapidamente percebemos que a piada brejeira e a gargalhada forçada são muito mais a preocupação dos realizadores/argumentistas do que propriamente qualquer humor inteligente.
É por estas e por outras que Judd Apatow tem vindo a ganhar um imenso respeito por parte do público e da crítica. A sua comédia agressiva pode exagerar um pouco na forma mas nunca deixa de ser refrescante, ambiciosa e certeira.
Estão a ver aquelas chicletes da Gorila que se vendiam há uns anos atrás? É do mesmo género!
Mascar rapidamente e deitar fora antes que fique dura e desensabida.
Talvez seja o reflexo da actual geração fast-food mas para os outros (a maioria penso eu) será pouco, muito pouco!
É verdade que, de quando em vez, ainda dá para esboçar um sorriso ou soltar uma gargalhada mas para isso chega-nos o Fernando Rocha!