Passatempos

Home » Antevisões » “Capitalism: A Love Story” de Michael Moore

“Capitalism: A Love Story” de Michael Moore


Dada a pouquíssima informação disponível a propósito do próximo filme/documentário de Michael Moore, este comentário funcionará praticamente como uma nota de rodapé.
Porém, em tempo de férias, qualquer bom assunto é justificação suficiente para uma nova entrada no blog… mesmo que breve!

Michael Moore é hoje um nome reconhecido em todo o Mundo. O gorduchinho de Michigan será provavelmente o mais famoso documentarista de sempre, contanto na sua carreira com 3 dos 5 documentários que mais facturaram nas bilheteiras de todo o Mundo.
Se Bowling For Columbine chamou a atenção pela forma agressiva e audaz com que Moore expões o livre acesso às armas nos EUA, tendo-lhe valido um Oscar de Melhor Documentário, foi Fahrenheit 9/11 (Palme D’Or em Cannes) e o seu ataque severo à Administração Bush que lhe valeu o reconhecimento internacional e o estatuto de estrela cinematográfica.
2 anos depois Sicko garantia-lhe a sua 2 nomeação aos Oscars, confirmando tanto o seu talento como a forma parcial com que “punha o dedo” em algumas das mais profundas feridas da sociedade norte-americana.

O tempo não pára e as preocupações vão-se alastrando!
Desta vez Michael Moore deixa de lado o ódio (?!?) e apresenta a sua declaração de amor … pelo Capitalismo.
Tendo por base a actual crise financeira, iniciada em 2007 devido à falência dos hedge funds, o realizador norte-americano atira-se de cabeça aos princípios basilares da doutrina económica mais liberal, o Capitalismo, expondo (e agora é apenas mera especulação!) alguns dos mais incríveis, caricatos e inconcebíveis “golpes” e agentes de uma economia desgovernada e impune. E não será preciso ser bruxo para imaginar Michael Moore à porta das mansões e dos escritórios nos mais altos arranha-céus dos EUA, a pedir explicações aos prossecutores desta interminável carambola de mentiras, corrupção e fortunas… virtuais!

Com a sua estreia mundial (já este mês) no próximo Festival de Veneza e com encontro marcado com o público norte-americano para dia 23, é de prever que a temperatura aqueça (e muito) neste final de Verão, especialmente nos que diz respeito às orelhas de alguns para mais poderosos administradores das grandes empresas norte-americanas.

Resta saber se o star-power de Michael Moore será suficiente para garantir uma estreia alargada num país onde, o ano passado, até o vencedor do Oscar de Melhor Documentário (Man On Wire) não transpões as barreiras da capital!

Site Oficial
IMDB
Teaser

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply