Passatempos

Home » Estreias » “Julie & Julia” de Nora Ephron

“Julie & Julia” de Nora Ephron


Tal como anunciado na Antevisão (ver link), Hollywood ultrapassou-se ao apresentar um filme baseado não numa história verídica mas… em DUAS!!
Numa altura em que remakes, adaptações de obras literárias, heróis da BD e franchises dominam as produções cinematográficas em terras de Tio Sam, nada como congregar DUAS histórias verídicas para garantir o sucesso de um filme… e porque não alguma inovação!

O problema é que o equilíbrio entre as histórias não é lá muito bem conseguido.
Balançando entre dois tempos e dois espaços completamente distintos, Paris anos 50 e New York 2002, Nora Ephron tenta construir um paralelismo entre a personalidade de ambas as protagonistas, sem contudo conseguir disfarçar a evidente e incontornável diferença de dimensão entre as duas histórias.
Se por um lado, Julia Child (uma imensa Meryl Streep) é senhora de grande carisma e com uma vida e uma postura deveras peculiar e interessante, já Julie Powell (uma competente Amy Adams) é (mais) uma nova-iorquina com muito engenho e igual nível de coragem… mas pouca substância!

Depois de encantar corações nos anos 90, sobretudo graças à parelha Meg Ryan/Tom Hanks (Sleepless in Seattle e You’ve Got Mail) Ephron vem perdendo algum do seu carisma com filmes menores, em especial o desnecessário Bewitched.
Desta vez, a realizadora norte-americana jogou pelo seguro e “apontou para o meio”, resultando numa obra coerente e entretida porém, sem a capacidade de nos levar…

Paris, anos 50.
Julia Child (Streep) tenta de tudo para combater a apatia de uma vida no estrangeiro junto do seu amado marido, diplomata de profissão. Apesar da dificuldade em compreender e se exprimir na língua francesa, Julia inscreve-se num curso de culinária (para chefs) onde irá descobrir a sua nova e mais arrebatadora paixão. Daí até se tornar num ícone da culinária nos EUA, muita água terá de correr sob a ponte…
“Entretanto” no seu pequeno apartamento do bairro de Queens, NYC, Julie Powell (Adams), procura desesperadamente por um hobbie que a mantenha viva e desperta, para além da sua estável relação amorosa e, sobretudo, do seu emprego num call center de apoio às vítimas do 9/11. Ela encontrará no livro de receitas de Julia, a resposta para todos os seus problemas… ou talvez não?!?!

Indubitavelmente que se trata de um óptimo entretenimento, com algumas situações particularmente caricatas e muito bem conseguidas, ainda assim, o filme vive quase inteiramente do brilhante (mais um!) desempenho da veterana Meryl Streep, demonstrando, pela enésima vez, que não há género, registo ou entoação que não domine por completo!
Uma lenda vida do cinema!

Só por ela já vale a pena ver o filme…

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply