Passatempos

Home » Estreias » “Bright Star – Estrela Cintilante” de Jane Campion

“Bright Star – Estrela Cintilante” de Jane Campion


É daqueles filmes que dificilmente teria assistido se não tivesse ganho os convites!
Por muito que me custe a reconhecer, os filmes de época ingleses não são necessariamente o meu ponto forte! À excepção de Elizabeth (do qual sou um modesto fã), dentro do género apenas obras muito conceituados ou recomendados são motivo para pagar o bilhete…

Este Bright Star, apesar do nome da realizadora e de algum mediatismo ganho à custa de alguns prémios/nomeações, não carregava consigo aquela aura de imperdível!
Dito isto só mesmo os convites para mudar a situação.

Longe de ser um filme marcante e memorável, a história dos últimos anos de vida do “maior poeta britânico” John Keats é, aquilo que se poderia denominar, de uma obra bela e singela.

Aproveitando o minimalismo inerente à vida (e obra) de John Keats – um eterno romântico! – o filme transporta-nos para uma época e um mundo pleno de dor, paixão e redescoberta, em que 2 almas, á partida irremediavelmente separadas, vivem o Amor de uma Vida apesar de todos os formalismos e condicionalismos dessa sua condição.

Algures nos arredores de Londres, Inglaterra, no primeiro quarto do século passado, deparamo-nos com um inseguro e desvalorizado poeta que se enamora perdidamente pela vizinha do lado.
Fanny Brawne (Abbie Cornish) é uma mulher independente, ainda que de origens humildes, que vê em John Keats (Ben Whishaw) todo o seu talento, sensibilidade e paixão pela arte.
Questionando e contrariando o status quo daquela época, John e Fanny irão viver uma dolorosa mas inevitável história de amor que moldará decisivamente as suas vidas…

Antes de terminar, a devida nota ao desempenho de ambos os protagonistas, Abbie Cornish e Ben Whishaw. A jovem australiana e o jovem inglês prometem dar muito que falar nos próximos anos e … quem sabe se muito não o deverão à sensibilidade e mestria da realizadora Jane Campion?

Sente-se…
… infelizmente, ao contrário do Amor vivido por John e Fanny, o sentimento acaba por se desvancer… com demasiada rapidez!

Site Oficial
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply