Passatempos

Home » Estreias » “Bem-vindo ao Sul (Benvenuti al Sud)” de Luca Miniero

“Bem-vindo ao Sul (Benvenuti al Sud)” de Luca Miniero



Para quem não teve o prazer/privilégio de ver Bienvenue Chez les Ch’tis, este Benvenuti al Sud será um regalo e uma galhofa das antigas… porém, quem já viu a obra de Dany Boon sentirá um pouco de desilusão!

É que a obra de Luca Miniero é uma fiel e detalhada cópia do primeiro! Mudam os actores, mudam os cenários, a língua… e mais nada!

Relativamente à versão francesa o grande surplus é mesmo Castellabate. O fabuloso lugarejo a sul de Nápoles é um daqueles locais que justificam a viagem a qualquer dia da semana…

só mesmo ver para crer!

Muito para lá do encanto das pessoas que habitam aquele fantástica junção de montanha, praia, história e costumes bem italianos, o filme mostra que há preconceitos e falsas aparências em todo o lado!

O eterno conflito Norte/Sul é alvo de uma subtil inversão de pólos face à versão francesa, ainda que o espírito seja literalmente o mesmo. Até onde as aparências e as ideias pré-concebidas podem contribuir para um imenso mal-entendido?

Italianos, franceses ou até portugueses, todos vivemos rodeados de exemplos deste famigerado conflito interno que quando bem explorado pode conduzir-nos para uma imensa diversão e umas longas gargalhadas. É que, no fundo, não somos assim tão diferentes quanto isso…

A sua hábil inteligência irá obrigar Alberto Colombo (Claudio Bisio) a um refúgio estratégico como chefe dos correios de Castellabate. Habituado a ouvir as mais grotescas histórias sobre o “povo” do sul, este italiano do norte não esconderá o seu desconforto e desconfiança quando chega à pitoresca vila italiana.

Mas como Mario (Fulvio Falzarano), o seu funcionário mais complexo, lhe dirá um dia “qualquer ‘estrangeiro’ chora duas vezes ao chegar ao sul… quando chega e quando vai embora”!

Faltou coragem e engenho para transformar um argumento realmente hilariante em algo mais do que uma simples tradução de falas e costumes.

Castellabate não chega para tudo…

Site Oficial

Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d bloggers like this: