Passatempos

Home » Estreias » “ParaNormaN” de Chris Butler e Sam Fell

“ParaNormaN” de Chris Butler e Sam Fell


Confesso que depois de Coraline (o anterior filme saído dos estúdios Laika Entertainment) era com grande desconfiança que aguardava a estreia deste ParaNormaN, sobretudo pela renovada aposta numa animação mais “sombria”.

Logicamente que há muito que o cinema de animação deixou de ser exclusivo dos mais novos e de histórias de princesas e sonhos cor-de-rosa mas Coraline era, em meu entender, demasiado… pesado!

ParaNormaN parecia seguir o mesmo caminho. Um rapaz que convive com os fantasmas de pessoas mortas (como que um sexto sentido ;), zombies, bruxas e algum suspense a fugir para o grotesco.

Porém, Norman é, na verdade, um menino normal. Incompreendido em casa, gozado na escola e idolatrado pelos fantasmas, o jovem rapaz apenas pretende passar despercebido. A sua (im)popularidade na escola será normal (segundo os parâmetros norte-americanos) e os seus contratempos comuns aos de muitos rapazes da sua idade.
O que ele não estaria à espera era que tamanha responsabilidade!!

O começo do filme leva-nos directamente para o espírito revelado no trailer, conjugando, com alguma mestria, momentos agradáveis com alguns dos mais característicos estereótipos do cinema de terror. Felizmente uma volta de 180º leva a história para um outro plano e só um final mais preguiçoso acaba por condicionar uma obra interessante.

Confesso (mais uma vez!) a minha aversão ao cinema de terror. Não é um género que aprecie necessariamente e apenas obras que vão para além do “mais do mesmo” (como Cabin in the Woods, Identity ou os primeiros Scream) justificam a minha atenção.
ParaNormaN é uma espécie de iniciação a este género, quase como um ritual para principiantes. Envolto na imagem animada o filme tem o condão de introduzir docemente os mais novos para um cinema diferente, preparando-os para uma adolescência recheada de… momentos assustadores!

Se o seu propósito era exclusivamente esse – o de trazer os mais novos para um género obrigatório na adolescência actual – pode-se concluir que o filme cumpre com elevada segurança. No entanto, nos dias que correm, mesmo ao cinema de animação exige-se um pouco mais…
Mais ambição, mais abrangência, mais consistência e um pouco mais de inovação!

Não será o mais comum dos filmes de animação mas num ano que ainda nos trará Frankenweenie e Hotel Transylvania, algo me diz que a normalidade não voltará ser a mesma… pelo menos no que ao cinema de animação diz respeito!

Site Oficial
Trailer
Trailer 2
Trailer 3

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply

%d bloggers like this: