Passatempos

Home » Estreias » “O Expatriado (The Expatriate)” de Philipp Stölzl

“O Expatriado (The Expatriate)” de Philipp Stölzl


Depois de Welcome to the Punch, seguiu-se The Expatriate. Pessoalmente, gostei mais do… segundo.

Conjugação de 2 filmes de ação que marcaram a última década, Bourne e Taken, o realizador alemão Philipp Stölzl acaba por ir beber aqui e ali alguns dos “truques” que fizeram o sucesso (cada um à sua escala, obviamente) de ambos os franchises, tentando-os conjugar da melhor forma.

Naturalmente que uma cópia é uma cópia e com elementos de comparação desta qualidade seria sempre difícil a este The Expatriate deixar “a sua” marca.
Felizmente Aaron Eckhart é um ator de muito talento e enorme versatilidade, permitindo-lhe encarnar o pai mais zeloso, o investigador mais minucioso e o agente mais implacável, com a mesma naturalidade!

Reformado da CIA, Ben Logan (Eckhart) vive uma vida perfeitamente normal em Antuérpia, Bélgica, com a sua filha. Porém, um dia todos os seus colegas de trabalho aparecem na morgue e, para sobreviver, Ben terá de voltar a vestir a pele de “agente secreto”, mesmo que isso signifique que a sua filha fique a conhecer um pai… diferente!

Para além da vertente familiar e das obrigatórias cenas de ação, o filme destaca-se pela forma simples mas competente como cria uma intriga suficientemente cativante para nos manter na dúvida, mesmo até ao fim. E pelo meio ainda temos direito a uma surpresa ou outra que justifica plenamente o preço do bilhete.

Muito por culpa da sua atabalhoada estratégia de distribuição – o filme chega ao ponto de ter um título diferente nos EUA (Erased, só por curiosidade!), para além de já ter sido lançado em DVD em muitos países europeus – o percurso comercial do filme estará “ferido de morte”.
É pena porque mesmo não sendo uma obra brilhante, cumpre com mestria o seu papel e mereceria outra público.

Destaque final para a presença de Olga Kurylenko e Liana Liberato. Num género (e num filme) maioritariamente masculino, ambas as senhoras – mais menina, no caso de Liana – têm a sua importante quota-parte de responsabilidade no posicionamento acima da média do filme.

Gosto do estilo!

IMDB
Trailer

About

Já vão 16 anos desde que começámos este projeto. Expandimos para o facebook, para o twitter, para o youtube para o instagram e agora temos um site personalizado. Publicamos crítica, oferecemos convites e partilhamos a nossa paixão pelo cinema. Obrigado por fazeres parte dela!

Leave a Reply